Pergunta
Para este caso é necessário verificar várias situações... Foi feito um contrato? Esse contrato foi feito pelo corretor? Existiu intermediação na locação de imóvel? O corretor está devidamente cadastrado no creci de sua região? Já com relação ao valor pago de comissão ao corretor, não existe nada que diminua o valor de comissão pelo tempo de contrato, pelo tempo que o corretor demorou para locar esse imóvel.
há 2 anos
18Mc Rocca Negócios Imobiliários

Rodrigo
Perguntador
há 2 anos
A lei permite eu solicitar comissão de aluguel de volta?
Tive um corretor que recebeu o primeiro aluguel do imóvel, mesmo sendo eu que tenha indicado o inquilino, o mesmo não teve o trabalho de procurar, fora seu serviço de qualidade dubitável, o mesmo quis parar a corretagem por livre espontânea vontade porémcomo o contrato de aluguel foi de 30 meses, eu acho que o mesmo deveria devolver pelo menos parcialmente o valor do primeiro aluguel a o tempo relativo que ele trabalhou sobre esse serviço que foi poucos meses.
Respostas (8)

Mc Rocca Negócios Imobiliários
Imobiliária
Respostas: 53
há 2 anos
Para este caso é necessário verificar várias situações. . . Foi feito um contrato? Esse contrato foi feito pelo corretor? Existiu intermediação na locação de imóvel? O corretor está devidamente cadastrado no creci de sua região? Já com relação ao valor pago de comissão ao corretor, não existe nada que diminua o valor de comissão pelo tempo de contrato, pelo tempo que o corretor demorou para locar esse imóvel.
Qualiti Imoveis
Imobiliária
Respostas: 73
há 2 anos
Não.

Luis Ricardo Gama
Corretor de imóveis
Respostas: 346
há 2 anos
Tem que ser um acordo entre as partes.

Tito
Corretor de imóveis
Respostas: 60
há 2 anos
Não.

Jotta Junior - (22) 99277-2357

Corretor de imóveis
Nível: 2 - Consultor
Respostas: 1.030
há 2 anos
Embora ele tenha abandonado a administração do contrato, o fato gerador da comissão foi a contratação. Portanto enquanto perdurar o contrato, segue vigindo o fato gerador da comissão e por justiça não faz sentido qualquer especie de devolução.

Djalma L De Paula
Corretor de imóveis
Respostas: 155
há 2 anos
Sim.

Lucinda Maciel Do Nascimento
Corretor de imóveis
Respostas: 407
há 2 anos
Se o profissional corretor fez uma intermediação segura e transparente para as partes não Serviços prestados.

Imoveisnodestaque
Corretor de imóveis
Respostas: 19.052
há 1 ano
Se for até 7 dias sim o corretor pode devolver passar deste prazo não é obrigado.