Pergunta
O quê for mais barato. Vê com o RI correspondente.
há 4 anos
61Planalto Vip Imobiliária

Walter Penteado Filho
Perguntador
há 4 anos
Como passar uma parte do terreno para o nome de uma amiga?
Há 15 anos comprei um terreno com uma amiga e agora estou fazendo um desmembramento da parte dela e quero passar o parte correspondente para o nome dela. Ela não vai pagar nada mais, pois a compra já havia sido em conjunto 15 anos atrás. Como eu faço? Seria uma doação? Dação? ou venda? Obrigado.
Respostas (9)

Planalto Vip Imobiliária

Imobiliária
Nível: 3 - Master
Respostas: 2.218
há 4 anos
O quê for mais barato. Vê com o RI correspondente.

Carlos H. Yamamoto
Corretor de imóveis
Respostas: 4
há 4 anos
Pergunta repetida.

Ocelio

Corretor de imóveis
Nível: 2 - Consultor
Respostas: 105
há 4 anos
Doação.

Maria ângela Camini

Corretor de imóveis
Respostas: 7.980
há 4 anos
Com o documento da prefeitura autorizando a divisão em dois lotes, no c cartório de imóveis ao dar entrada na divisão os dois lotes irão ficar em teu nome então o ideal é fazer uma escritura de dação em pagamento onde você transfere a ela um dos lotes. Podes informar que na compra do terreno ficou acordado que ela te emprestaria metade do dinheiro e a devolução seria sem juros e correção em dinheiro ou bens. Importante documentar para não ter problemas com a Receita.

Johnson

Corretor de imóveis
Nível: 5 - profissional
Respostas: 10.779
há 3 anos
Procura assessoria jurídica ver a melhor maneira.

Jose Eduardo Ramos
Corretor de imóveis
Respostas: 33
há 4 anos
Se voce for fazer doaçao uma escritura de doaçao e for vender escritura de doaçao da parte que voce vai passar.

Eleni Gomes

Corretor de imóveis
Respostas: 89
há 3 anos
IR A PREFEITURA.

Bahuan Imóveis

Imobiliária
Nível: 6 - Avançado
Respostas: 5.066
há 2 anos
Através de doação.

Jose Americo Da Silva
Corretor de imóveis
Respostas: 6.659
há 1 ano
Nos parece que o mais indicado seria fazer uma doação. Vocês comparecem ao Cartório de Notas e é feita uma escritura publica de doação. Vale lembrar que esse processo tem um custo de aproximadamente 7% do valor que for informado na escritura de doação. Feita a escritura, deve-se recolher o ITCMD e providenciar o registro da escritura na matricula do imóvel.