Maria Ângela Camini

Maria Ângela Camini

8.002 Respostas

Agradecimentos: 460.720 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 1269 (16%)

Participante desde: 09/2019

Site: www.saberimobiliario.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.966 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,

Quais são as obrigações do locador e do locatário do imóvel?

A do locador manter o imóvel em condições a servir ao uso que se destina no contrato de locação, sem perturbar a posse do locatário e defende-la de quem injustamente queira toma-la. A do locatário é manter a destinação do imóvel, cuidar deste como se fosse seu, pagar o aluguel e taxas em dia e devolve-lo como o recebeu.

Como faço para conseguir registrar apartamento?

Depende da situação da posse que você possui e do titulo que possui do imóvel. Existem várias formas de registrar um imóvel e as principais são por escritura pública onde o proprietário transfere a propriedade para você ou por usucapião onde não existe a transmissão, trata-se de propriedade originária.

Como tirar habite-se?

É preciso contratar um profissional para fazer a planta do imóvel, aprovar na prefeitura, recolher os impostos e aí sim o habite-se ser emitido.

Como analisar as contas do condomínio?

Contas de condomínio devem ser analisadas por no mínimo um Contador. Pode ser fácil cruzar receita e despesa, mas não é.

Alienação fiduciária entre particulares?

Vantagens, redução de custos já que as partes podem optar pela escritura particular. Desvantagem, as partes em geral não tem conhecimento do assunto necessitando dos serviços de um advogado(custo elevado). A regulamentação ficou sob responsabilidade de cada estado, então pode haver diferenças. A principal vantagem da alienação fiduciária é que a retomada do imóvel caso o devedor não pague é mais rápida e extrajudicial. Os direitos do imóvel ficam com o credor e a posse direta com o devedor. Somente na quitação do preço, o devedor reassume automaticamente todos os direitos de propriedade.

Quanto custa uma escritura definitiva de imóvel rj?

Depende do valor do imóvel negociado. Os tabelionatos de notas tem uma tabela para consulta. No site de qualquer tabelionato do RJ você tem acesso a tabela de emolumentos. Dentro da tabela procure o valor do imóvel e terá aproximadamente o valor da escritura.

O que um terreno plano?

É um terreno sem aclive ou declive, isto é ele é reto, sem ondulações.

O que é avalista fiador?

Uma mistura de dois garantidores. Ou é avalista ou fiador. O avalista assina como credor em um titulo de crédito e garanti o valor que esta no titulo. O fiador assina contrato de fiança e garante todos os valores e obrigações do contrato.

Como Fazer Declaração de Imposto de Renda corretor de imóveis?

Corretor de imóveis esta sujeito a carne-leão obrigatório onde você vai inserir todos os rendimentos mês a mês recebidos de pessoa física, em pagamento você informa o seu INSS mensal e o valor pago do conselho anualmente. O programa calcula automaticamente e depois exporta para declaração. Cuidado para não incorrer em erro no preenchimento. O programa permite emitir a DARF para pagamento mensal se for o caso. Se não fez no ano de 2024 preencha tudo retroativo e pague os impostos devidos. O carne leão é obrigatório para que recebe acima de 2 mínimos. No caso do Corretor é melhor fazer mesmo sendo isento.

Como deve ser lavrada a escritura de imóvel usado?

A escritura pública segue um padrão determinado e o tabelionato de notas é o responsável por sua elaboração. Há diversos modelos disponíveis nos sites.

Quais são as desvantagem de usar fiador na locação?

O tempo que leva para você executar os bens do fiador se ele se recusar a pagar. Por isso o contrato de locação deve ser feito por um profissional. Este saberá vincular o fiador como principal pagador, analisar o poder de pagamento, caracterizar legalmente cláusula que permita que ele seja protestado junto com o locatário. O protesto é o meio mais eficaz de cobrança porque uma vez protestado fica lá até quitar a dívida.

Qual é a diferenças entre adjudicação e alienação?

Vamos de prática: Eu vendo um imóvel para você e portanto estou praticando uma alienação onerosa através de um documento chamado escritura pública que te permite colocar o imóvel na tua propriedade. Estou praticando uma alienação, transferência do meu imóvel para você. Eu te vendo um imóvel em 60 x e combino ao final do pagamento passar a escritura pública para você. Você quita o contrato e pede a escritura. Passou 60 meses o imóvel valorizou e eu me recuso a passar a escritura porque quero que pagues mais um pouco pela valorização. Você tem o contrato quitado, vai ao cartório, informa que eu estou me recusando a passar a escritura e pede que a propriedade seja colocada em seu nome. Você esta adjudicando o bem para você em cumprimento do contrato.

Como se faz seguro fiança?

ImobiliÁrias tem convênios com seguradoras que isentam o locatário de taxas ou o mesmo pode contratar direto. O locador deve fornecer os dados do que ele deseja segurar como aluguel, taxas, impostos, multas, pintura, danos ao imóvel, multa por desocupação antecipada. A seguradora irá calcular o valor da apólice, o que ele vai segurar e quanto e o percentual a ser pago pelo locatário.

Como se calcula a área de um lote?

Lotes regulares Lado X lado de um lote quadrado - mesmos lados Lado X comprimento - lote irregulares soma os lados e divide por dois, soma frente e fundos e dívida por 2 e depois multiplica os dois resultados encontrados e terá a área total do lote.

Como calcular darf de aluguel?

O aluguel é rendimento tributado obrigatório e sujeito a carnê-leão. Portanto você deve mensalmente preencher o carnê-leão corretamente e o programa faz o calculo automaticamente do imposto devido e libera a DARf para você pagar. Você deverá fazer o cadastro no carne-leão web, escolher a aba aluguel, ter o CPF do locatário e o valor mensal somente do aluguel bruto, das deduções permitidas em lei para preenchimento. Atenção com as deduções porque o INSS não deduz do aluguel, somente comissão imobiliária, IPTU e condomínio se você não transferiu os pagamentos para o inquilino.

Quais documentos preciso para emitir a certidão de tributos imobiliários?

Você precisa dos dados do cadastro municipal do imóvel, principalmente o numero da inscrição municipal para poder via internet solicitar a certidão negativa.

Quanto ganha em média um consultor imobiliário?

Depende do tipo de serviço que este consultor presta. Eu tenho uma tabela de custos porque presto serviços especializados em locação de imóveis e imposto de renda. Tenho uma tabela para contratos e elaboração de documentos; um valor fixo da minha hora técnica para dúvidas via celular/watts; percentual fixo para administração, etc, etc. Hoje não estamos mais presos a uma tabela que passou a ser sugestiva, mas tenha em mente que o autônomo, profissional liberal não tem salário fixo.

Como fazer um documento de posse de um terreno?

Declaração de posse. Serve para você comprovar perante prefeitura, energia, água, e outros que você está na posse e uso do imóvel, mas para fins de usucapião futuro a Ata Notarial é a melhor documentação. Por ser cara, a maioria não utiliza porque é realizada pelo oficial do tabelionato de notas. A declaração de posse tem menos poderes que uma Ata, porque as informações constantes são as que você declara.

O que eu faço para propor ação revisional de aluguel?

Contrate um advogado, obrigatório para entrar com ação judicial revisional. É importante saber que a revisional pode ser solicitada a qualquer tempo. Não vale a pena se seu contrato é prazo indeterminado sem direito de renovatória porque o locador pode pedir a desocupação a qualquer tempo.

Como é a escritura de um apartamento?

É um documento padrão, escrito sem deixar espaços em branco, seguindo uma ordem de identificação das partes, depois do imóvel e assim por diante. Por ser um documento descritivo é elaborado por tabelionatos de notas.

Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini

1192 maria-angela-camini