Pergunta
Quando o contrato não especifica a porcentagem da multa por rescisão antecipada, a regra geral costuma seguir o que diz a Lei do Inquilinato (Lei 8. 245/91) no Brasil. Ela permite que exista uma multa proporcional ao tempo restante do contrato, geralmente equivalente a 3 meses de aluguel, mas isso pode variar. Se não houver valor definido, é recomendável tentar um acordo amigável com o proprietário ou a imobiliária, explicando suas dificuldades financeiras. Muitos aceitam reduzir ou até isentar a multa em casos como o seu, principalmente quando o imóvel pode ser alugado novamente com facilidade.
há 1 mês
0Alexandre R Esteves

Poliana Gomes Feitosa.
Perguntador
há 1 ano
Como devo somar a multa sem ter a porcentagem no contrato?
Fisso um contrato de 1 ano mais estou a dois meses morando nessa casa e quero quebrar o contrato porque não estou conseguindo pagar os 800 reais por mês. como devo somar essa quebra ?
Respostas (2)

Alexandre R Esteves
Contador
Respostas: 4
há 1 mês
Quando o contrato não especifica a porcentagem da multa por rescisão antecipada, a regra geral costuma seguir o que diz a Lei do Inquilinato (Lei 8.245/91) no Brasil. Ela permite que exista uma multa proporcional ao tempo restante do contrato, geralmente equivalente a 3 meses de aluguel, mas isso pode variar. Se não houver valor definido, é recomendável tentar um acordo amigável com o proprietário ou a imobiliária, explicando suas dificuldades financeiras. Muitos aceitam reduzir ou até isentar a multa em casos como o seu, principalmente quando o imóvel pode ser alugado novamente com facilidade.

Alexandre R Esteves
Contador
Respostas: 4
há 1 mês
Quando o contrato não especifica a porcentagem da multa por rescisão antecipada, a regra geral costuma seguir o que diz a Lei do Inquilinato (Lei 8.245/91) no Brasil. Ela permite que exista uma multa proporcional ao tempo restante do contrato, geralmente equivalente a 3 meses de aluguel, mas isso pode variar. Se não houver valor definido, é recomendável tentar um acordo amigável com o proprietário ou a imobiliária, explicando suas dificuldades financeiras. Muitos aceitam reduzir ou até isentar a multa em casos como o seu, principalmente quando o imóvel pode ser alugado novamente com facilidade.