Pergunta
Consulta um contador especializado.
há 1 ano
0Paulo Roberto

Juliane Silveira
Perguntador
há 1 ano
Como contabilizar financiamento de imóvel?
Preciso contabilizar meu financiamento imobiliário, alguém tem ideia de como eu possa fazer isso. . .
Respostas (9)

Paulo Roberto

Corretor de imóveis
Nível: 2 - Consultor
Respostas: 312
há 1 ano
Consulta um contador especializado.

André Luis Vicentini
Corretor de imóveis
Respostas: 65
há 1 ano
Sim, como despesas das cotas não pagas.

Alex Pimentel
Corretor de imóveis
Respostas: 294
há 1 ano
Consultar contador.

Débora Barbosa
Corretor de imóveis
Respostas: 83
há 1 ano
Quem compra um imóvel financiado não deve informar na ficha Dividas e Onus Reais, o valor do financiamento, nem na ficha Pagamentos Efetuados as parcelas pagas, o preenchimento deve ser, apenas, na ficha Bens e Direitos e pelo valor pago em cada ano.

Maud Modenuti Lopes
Corretor de imóveis
Respostas: 950
há 1 ano
Se for na declaração de imposto de renda é no campo de "Bens de Direito será lançado os dados do imóvel e todos os valores pagos dentro do ano (sinal, FGTS e parcelas) - Se foi utilizado FGTS tem que lançar a entrada desse valor na parte de "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis).

Camilly Manoely De Campos

Vendedor de Consórcios
Nível: 2 - Consultor
Respostas: 100
há 1 ano
Multiplicando 2% do valor.

Eduardo Alves





Corretor de imóveis
Nível: 6 - Avançado
Respostas: 4.744
há 1 ano
Por meio do registro de juros, registro de financiamento.

Jonathan Miranda
Corretor de imóveis
Respostas: 282
há 1 ano
Não tenho esse conhecimento.

Vinicius Mendes Bh



Corretor de imóveis
Nível: 4 - Experiente
Respostas: 4.217
há 1 ano
Registro do empréstimo no passivo: Caso você esteja recebendo o empréstimo para financiar quando do imóvel você deve registrar o valor total do empréstimo como uma dívida do passivo da empresa ou do seu patrimônio pessoal dependendo do caso. Registro dos pagamentos das parcelas:. A medida que você efetuar os pagamentos das parcelas do financiamento você deverá contabilizar o pagamento da seguinte forma debitam o valor pago na conta de despesas financeiras juros ou custos de aquisição de imóvel amortização do principal e creditar a conta da Caixa ou bancos pela mesma quantia. Registro do Juros e correção monetária. É importante separar os valores pagos referente aos juros e a amortização do principal do financiamento o juros devem ser contabilizados como despesas financeiras enquanto a parte referente a amortização do principal deve ser contabilizada como uma redução da dívida no passivo. Registro da valorização do imóvel:. Caso seu imóvel seja valorizado ao longo do tempo você também pode registrar essa valorização como um ativo no balanço da empresa ou do seu patrimônio pessoal dependendo da situação.