Pergunta
Atualizar a matrícula no cartório.
há 3 anos
41João Otávio Conegundes De Souza

Mara Regina Da Silva Arantes
Perguntador
há 3 anos
Meu imóvel não está no meu nome, como proceder?
BOA TARDE COMO PROCEDER PARA COLOCAR ITPU NO MEU NOME, PAGO HÁ ANOS COM O NOME DO PRIMEIRO DONO.
Respostas (10)

João Otávio Conegundes De Souza
Corretor de imóveis
Respostas: 126
há 3 anos
Atualizar a matrícula no cartório.

Maria ângela Camini

Corretor de imóveis
Nível: 2 - Consultor
Respostas: 7.966
há 3 anos
Você tem que alterar o cadastro municipal apresentando a matricula imobiliária em seu nome ou se for posse um contrato de compra e venda.

Piush
Corretor de imóveis
Respostas: 103
há 3 anos
É interessante voce se dirigir ao Cartório de Registro de imóveis e obter uma matrícula atualizada do seu imóvel. Com esta nova matrícula, dirija-se ao setor de IPTU na prefeitura e atualize o nome do proprietário.

Meu Teto S P

Imobiliária
Nível: 4 - Experiente
Respostas: 9.074
há 3 anos
Solicitando alteração junto a prefeitura inclusive com docs que provam que você é a dona do bem.

Marisa Sanchez
Corretor de imóveis
Respostas: 2.780
há 3 anos
Se você não pedir a transferência para o seu nome a prefeitura nem sempre saberá que o imóvel é seu. Não sei de que cidade você está falando, muitas prefeituras já fazem essa transferência totalmente on-line e outras não. Verifique na sua cidade qual o procedimento e quais as exigências; normalmente matrícula atualizada do imóvel comprovando que o mesmo é de sua propriedade.

Johnson

Corretor de imóveis
Nível: 5 - profissional
Respostas: 10.779
há 3 anos
Ir na prefeitura no setor responsável. Com a escritura do imóvel.
Alvim Leste Imóveis

Imobiliária
Respostas: 20.214
há 2 anos
Apresentando à Prefeitura a escritura pública ou a matrícula do imóvel. A maioria das prefeituras disponibilizam a alteração em seus sites.
Carlos Freitas

Corretor de imóveis
Respostas: 110
há 3 anos
Você deve apesentar o Contrato de Compra e Venda na Prefeitura e solicitar a atualização para o seu nome. Esse pedido é feito através de um Requerimento (modelo da Prefeitura) junto os seus documentos (RG, CPF, etc). E solicitar a transferência para o seu nome.

Imoveisnodestaque
Corretor de imóveis
Respostas: 19.052
há 2 anos
No site da prefeitura preencher o formulário com documentos pessoais.

Juliano Cardoso

Corretor de imóveis
Nível: 3 - Master
Respostas: 9.501
há 1 ano
Comparecendo ao setor de IPTU da sua cidade, na prefeitura ou outro lugar que comporte o departamento em sua cidade, deverá levar RG e CPF e não deixar de levar uma matrícula atualizada do imóvel para comprovar a posse.