Pergunta
Infelizmente não há muito a ser feito e o mais recomendável é se acertar com a imobiliária que detém a exclusividade na venda, dividindo a comissão. O fato de você ter levado o cliente anteriormente não significa muita coisa, tendo em vista que somente agora houve real intenção de compra com possível efetivação de proposta. O proprietário, para não correr o risco de ter que pagar 2 vezes a comissão, pode, simplesmente, recusar a sua proposta.
há 4 anos
40Nero Consultoria Imobiliária Ltda

Dani
Perguntador
há 4 anos
Como funciona a exclusividade imobiliária de imóvel que anteriormente estava em mais de uma imobiliária?
Minha imobiliária mostrou um imóvel que estava conosco sem exclusividade e estava com outras empresas também. Levei um cliente, fizemos o Termo de visita, os clientes se interessam muito pelo imóvel, iniciamos uma negociação, mas o cliente precisava vender o imóvel dele antes para comprar. Passado 30 dias, procurei novamente o proprietário, pois os clientes queriam efetivar a venda. Mas o proprietário falou que acabou de assinar uma exclusividade com uma outra imobiliária por 180 dias. Minha pergunta é: Se o cliente vier a comprar com a gente a imobiliária que tem a exclusividade atualmente tem direito a metade da comissão? Nosso trabalho foi por nada ? Ou temos direito a nossa comissão integralmente?
Respostas (10)

Nero Consultoria Imobiliária Ltda

Imobiliária
Nível: 2 - Consultor
Respostas: 374
há 4 anos
Infelizmente não há muito a ser feito e o mais recomendável é se acertar com a imobiliária que detém a exclusividade na venda, dividindo a comissão. O fato de você ter levado o cliente anteriormente não significa muita coisa, tendo em vista que somente agora houve real intenção de compra com possível efetivação de proposta. O proprietário, para não correr o risco de ter que pagar 2 vezes a comissão, pode, simplesmente, recusar a sua proposta.

Maria ângela Camini

Corretor de imóveis
Respostas: 7.980
há 4 anos
O cliente é seu e chegou até o vendedor através de você, portanto a imobiliária que detém a exclusividade não tem direito a parte da comissão. Houve um erro do vendedor que custará caro para ele porque se o teu cliente fechar com a imobiliária que detém a exclusividade o vendedor terá que pagar a tua comissão integral na justiça pois o cliente chegou até ele através de você. Pagará também a comissão da imobiliária que tem a exclusividade, mas não atuou em relação a este cliente. Devia ter sido feito por você uma opção de compra com aceite do vendedor em esperar um xx dias e após liberado da obrigação. Respondendo tua pergunta. Se o cliente fechar com vocês o vendedor vai ter que resolver com a imobiliária na justiça porque a mesma tem exclusividade e vai querer a comissão. Por outro lado, o cliente é seu e portanto você tem direito também. Eu iria atrás da imobiliária exclusividade e dividiria a comissão pelo simples motivo que não foi feita proposta de compra e venda com aceite do vendedor.

Meu Teto S P

Imobiliária
Nível: 4 - Experiente
Respostas: 9.074
há 4 anos
Você já conversou com o CRECI a respeito da interpretação para este caso?

Cristina Vasques

Corretor de imóveis
Nível: 6 - Avançado
Respostas: 3.406
há 4 anos
Hoje não há mais exclusividade. Mas se tiver dúvidas consulte o Creci do seu municipio. Converse com o proprietário e diga que você tem o cliente e precisa finalizar a venda e não vai fazer parceria com outra imobiliária. E diga que sua negociação foi anterior. Ele que cancele essa exclusividade com a outra imobiliária. Eu não dividiria minha comissão nessa situação. Boa sorte!

Alexandre Butkevicius

Corretor de imóveis
Respostas: 102
há 4 anos
Vai ter que negociar com a imobiliaria ue possui a exclusividde.
Alvim Leste Imóveis

Imobiliária
Respostas: 20.974
há 3 anos
Vocês não apresentaram proposta nenhuma de concreto. Ninguém espera uma venda de imóvel que pode levar alguns meses para acontecer para só então concretizar o negócio. Eu tentaria parceria com a detentora da exclusividade.

Johnson

Corretor de imóveis
Nível: 5 - profissional
Respostas: 10.779
há 3 anos
Vai ter o direito a metade da comissão.
Rodrigo

Corretor de imóveis
Respostas: 918
há 2 anos
Verifique seu contrato de prestação de serviços primeiro. Maioria tem vigência de 6 meses. Caso você tenha fechado o negócio com o contrato vigente, você pode pleitear sua comissão.

Hamilton Fernando De Oliveira
Corretor de imóveis
Respostas: 281
há 3 anos
Se vc tem como comprovar que mostrou antes tem que conversar com proprietário.

Jose Americo Da Silva
Corretor de imóveis
Respostas: 6.659
há 1 ano
Situação complicada. Talvez o ponto chave seria: Houve uma proposta formal? Foi pedido algum prazo de validade para a proposta? Por que não foi negociado um sinal e principio de pagamento para garantir a firme intenção de compra? Se não, essa atitude pode ser interpretada como inércia da imobiliária? Se o interessado procurar a outra imobiliária e disser que já conhece o imóvel por intermédio de outra imobiliária, a atual pode ser penalizada por desvio de cliente da primeira imobiliária? Qual a a melhor interpretação dos artigos 726,727 e 728 do Código Civil, visto que a primeira imobiliária não detinha contrato de exclusividade. Acreditamos que a solução mais pratica, e menos traumática, seja a de uma proposta de parceria.