Pergunta
Desde que o novo credor quite o financiamento anterior, sem problemas. A sua hipoteca será baixada e outro gravame, em nome da sua vizinha compradora, será feito na matrícula do imóvel.
há 4 anos
52Nero Consultoria Imobiliária Ltda

Odilia Marques Do Nascimento
Perguntador
há 4 anos
Posso vender meu apartamento que está hipotecado? A credora pode impedir de eu vender ?
Quero vender meu apartamento hipotecado, pq não moro mais nele, e não quero continuar com essa dívida. Minha vizinha se prontificou a comprar, pagará com carta de crédito, o banco que irá financiar falou a ela que pagará meu débito junto a minha credora, e passará a financiar pra ela. Pergunto: posso vender com segurança, existe algum amparo na lei que me protege e me dá o direito de eu vender sem que eu tenha problemas com minha credora por conta da hipoteca? A minha credora pode impedir a venda ou fazer algo contra mim por o imóvel está hipotecado? Se puderem tirar essas dúvidas, agradeço.
Respostas (9)

Nero Consultoria Imobiliária Ltda

Imobiliária
Nível: 2 - Consultor
Respostas: 374
há 4 anos
Desde que o novo credor quite o financiamento anterior, sem problemas. A sua hipoteca será baixada e outro gravame, em nome da sua vizinha compradora, será feito na matrícula do imóvel.

Cristina Moreira
Corretor de imóveis
Respostas: 132
há 4 anos
Não é possível vender algo que foi usado como garantia de um financiamento por exemplo, se o banco pedir o imóvel para cobrir uma divida é preciso que a pessoa ainda seja dono do bem em questão. Porém é possível uma conversa com o banco para que aconteça um acordo entre as partes.

Meu Teto S P

Imobiliária
Nível: 4 - Experiente
Respostas: 9.074
há 3 anos
O ideal é fazer um contrato de fechamento do negócio prevendo deveres, direitos e multas por não cumprimento de ambas as partes inclusive com prazos estimados para cada etapa do negócio.

Maria ângela Camini

Corretor de imóveis
Respostas: 7.980
há 4 anos
Olá, operação perfeitamente legal. O banco da tua vizinha aparecerá como interveniente quitante junto ao teu banco. Deve ficar estabelecido em contrato quem arcará com os custos de baixa da hipoteca, averbação do termo de quitação que em geral é pago por você. Os valores dessa negociação não passam pelas mãos da tua vizinha. O banco desconta o valor da quitação e taxas e deposita o que sobrar na tua conta que fica bloqueada até toda a operação ser concluída. O ideal é que você tenha alguém que te oriente e acompanhe. E que não ocorra multas para você caso alguma situação não ocorra.

Cristina Vasques

Corretor de imóveis
Nível: 6 - Avançado
Respostas: 3.406
há 4 anos
Prezado, faça um negócio com segurança. Fale com um corretor de imóveis da sua cidade e ele fará todo esse trâmite para você, para que você ou a compradora não tenha nenhum tipo de dor de cabeça. Você pode vender sim. Inclusive se a compradora não tiver outro imóvel no nome, pode ter bons descontos no registro do imóvel e itbi.

Marisa Sanchez
Corretor de imóveis
Respostas: 2.780
há 4 anos
Qual o motivo da hipoteca? Ou estamos falando de imóvel alienado à Caixa (ou outro agente financeiro) por financiamento do próprio imóvel? Se for esse o caso primeiro será quitado o saldo devedor do financiamento e só então será feito um novo financiamento à sua amiga. Mera rotina no mercado imobiliário.

Johnson

Corretor de imóveis
Nível: 5 - profissional
Respostas: 10.779
há 3 anos
Sim. A venda seja a vista com a quitação do saldo devedor ou novo financiamento.
Alvim Leste Imóveis

Imobiliária
Respostas: 20.974
há 2 anos
O imóvel está alienado a um agente financeiro porque você o adquiriu financiado certo? O imóvel pode ser vendido mas a alienação deve ser baixada. Supondo-se que o comprador também precise de financiamento bancário então será feito um financiamento em nome dele e parte desse dinheiro será usado para quitar o seu saldo devedor e outra parte será seu. Vamos supor que o seu financiamento esteja na Caixa e o comprador vá financiar pelo banco do Brasil. NENHUM PROBLEMA, os bancos fazem essa quitação do seu saldo devedor e liberação ao vendedor entre eles, sem envolver vocês.

Jose Americo Da Silva
Corretor de imóveis
Respostas: 6.659
há 1 ano
A informação que você recebeu está correta, o banco da compradora se afigura como interveniente quitante, no processo de compra e venda, deduzindo o valor da hipoteca do novo financiamento. O banco quita a dívida e você recebe a diferença de valores. Você deve comunicar ao banco detentor da hipoteca e obter o contato da pessoa que o novo banco deve procurar para formalização do negócio. Recomenda-se que se faça um contrato de compra e venda com todas essas tratativas e condições.