portilato
🠔 Ver todas as perguntas

Pergunta

9

Se o contrato já foi assinado e registrado em cartório tem a multa. Por que o locatário deixou de alugar apara outra pessoa durante o processo.

há 4 anos

65

Gustavode França Martins

imóvel guide usuário

Giselle

Perguntador

há 4 anos

Tem multa para cancelar um contrato de aluguel que ainda não foi iniciado?

Olá, firmei um contrato de locação que terá início apenas dia 01 de Julho para outra cidade, porém por motivos de força maior não poderei mais me mudar. Eu assinei o contrato início do mês de Junho, até o dia 15 ainda havia uma inquilina ocupando o espaço, então, acordamos que a locação iniciaria dia 01/07. Para a rescisão, eu devo pagar a multa? Sendo que não iniciou o cumprimento contratual, não estou com as chaves, nem mesmo assinei a vistoria. Estão me cobrando o valor de três alugueis de multa por um imóvel que nem cheguei a tomar posse.

Respostas (9)

Corretor de imóveis

Gustavode França Martins

Corretor de imóveis

Respostas: 57

há 4 anos

Se o contrato já foi assinado e registrado em cartório tem a multa. Por que o locatário deixou de alugar apara outra pessoa durante o processo.

Corretor de imóveis

Maria ângela Camini

Medalha de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 7.980

há 4 anos

Você assinou um contrato. O locador suspendeu visitas e negociação, dispensou possíveis clientes como você que se interessaram em alugar, suspendeu anúncios, os Corretores deixaram de trabalhar o imóvel porque o contrato já estava assinado para segurar que o imóvel não fosse alugado para outra pessoa e por fim houve gastos com nova vistoria imobiliária, contrato de locação etc, etc. Sim a multa é devida porque você assinou um contrato com o compromisso de inicia-lo em julho e houve uma rescisão unilateral. Podes na justiça questionar os 3 alugueis provando que o locador não teve estes gastos, mas com a decisão do STJ em relação a lucros cessantes não creio que tenhas sucesso.

Corretor de imóveis

Kevin Costa

Medalha de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 231

há 4 anos

Sim, pode ser cobrado a partir do momento que o contrato é assinado. O ideal é tentar uma negociação com a imobiliária.

Corretor de imóveis

Lene Veras

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro

Corretor de imóveis

Nível: 4 - Experiente

Respostas: 1.004

há 4 anos

Sim , pode ser cobrado a parti do momento que foi assinado o contrato ele passa a ter validade , o ideal é procurar a imobiliária e tentar uma negociaçao.

Corretor de imóveis

Mauricio Dias Da Silva

Corretor de imóveis

Respostas: 47

há 4 anos

Seria importante procurar um advogado de sua confiança, porém o CDC dá apenas 7 dias após o recebimento do produto com direito de arrependimento. É possível que você não precise pagar a multa.

Corretor de imóveis

Rodrigo Abreu

Corretor de imóveis

Respostas: 251

há 3 anos

Caso já tenha sido realizada a assinatura do contrato já está passível de multa rescisório.

Corretor de imóveis

Juliano Cardoso

Medalha de bronze Medalha de prata

Corretor de imóveis

Nível: 3 - Master

Respostas: 9.501

há 2 anos

É comum em contrato prorrata haver multa embutida que é para que não haja desistência em caso de arrependimento, porém, como é de outra cidade, recomendo que procure a imobiliária que te alugou ou proprietário, a conversa é sempre a melhor maneira de se resolver o mal entendido.

Faça uma nova pergunta: