Pergunta
Através da certidão de inteiro teor.
há 4 anos
58João Otávio Conegundes De Souza

Viviane
Perguntador
há 4 anos
Como encontrar registro de um imóvel de antes de 1950?
Olá, gostaria de tirar uma dúvida em relação de como legalizar a minha casa. Eu fui no cartório do meu município Mesquita-RJ para saber se a minha casa tinha algum tipo de registro ou não, solicitei uma certidão de inteiro teor, recebi um documento informando que não tem matrícula, não constou nada lá e informaram que só tinham registro de 1950 até os dias de hoje. Sendo que foi uma herança do meu bisavô, caso tenha havido algum registro foi bem antes disso. Lá eles pediram o lote e quadra, fui na secretária de urbanismo e lá consta o terreno com quadra e lote, assim como nós pagamos o IPTU, que ainda vem no nome do meu bisavô. Teria algum outro lugar para saber se já houve um registro do imóvel?
Respostas (8)

João Otávio Conegundes De Souza
Corretor de imóveis
Respostas: 126
há 4 anos
Através da certidão de inteiro teor.

Flavio Schoppan
Advogado(a)
Respostas: 6
há 4 anos
Geralmente na própria certidão de inteiro teor consta qual era o Cartório responsável antes da criação desse. Consulte um advogado de sua confiança, pois você pode obter a escritura via usucapião. Espero tê-lo ajudado.

Maria ângela Camini

Corretor de imóveis
Nível: 2 - Consultor
Respostas: 7.980
há 4 anos
O documento deve ser uma transcrição. Deve ser feita busca nos tabelionatos de notas onde esta deve estar registrada. É comum e ainda tem muitas propriedades sem matricula porque nunca foi necessário abri-la e o documento existente deve ser esta Transcrição. É como se fosse a escritura pública da época só que com informações bem precárias, mas esta permite abrir matricula. Comece as buscas pelos cartórios em nome do teu avô. Com Os dados da prefeitura podem buscar usucapião se não encontrar nada.

Amaragy José Felix Martins

Corretor de imóveis
Nível: 2 - Consultor
Respostas: 229
há 4 anos
Tira-se uma certidão em cartório de notas que faz buscas em vários outros cartórios de notas e registros, caso não haja nada acredito que você possa requerer o registro em seu nome baseado no pagamento do IPTU, ou requerer usocapião.

Luizduarte

Corretor de imóveis
Nível: 3 - Master
Respostas: 2.446
há 3 anos
Procure um advogado de sua confiança e pede ele para entrar com usucapião para conseguir a escritura.

Gustavode França Martins
Corretor de imóveis
Respostas: 57
há 4 anos
No cartório da cidade e bairro do imóvel.

Oswaldo Luiz Baccan
Corretor de imóveis
Respostas: 113
há 3 anos
Numa busca aos cartorios.

Luis Ricardo Gama
Corretor de imóveis
Respostas: 346
há 2 anos
Nesta epoca os documentos se chamavam de transcrição , ver a qual cartorio de registro pertence o imovel.