Julia Klaus Muller

Julia Klaus Muller

55 Respostas

Agradecimentos: 142 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 6 (11%)

Participante desde: 07/2023

Site: advocaciakm.com

SOBRE O RESPONDEDOR:

Julia Klaus Muller está entre os TOP 10 advogados(as) Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 55 respostas em nosso fórum.

posso perder o imóvel se não pagar o condomínio ?

Vânia, sim. A dívida de condomínio pode ser cobrada em ação judicial e levar o imóvel à leilão, ainda que seja o seu único imóvel (bem de família). Isso costuma levar tempo, mas ainda assim não é recomendado deixar as dívidas de condomínio inadimplentes. Tente negociar o pagamento dos valores antes que o condomínio entre com a ação judicial, pois além do valor da dívida você terá que arcar com custas e honorários.

Venda de imóvel de falecido sem herdeiro, apenas com tutor. Precisa de inventário?

Isabella, acredito que ainda faltam muitas informações para dar uma resposta completa, mas vou tentar ajudar. Primeiramente, ela quer comprar este imóvel de quem? Quem está vendendo? Somente pode vender aquele que é proprietário na matrícula do imóvel (ou seu herdeiro em caso de falecimento). AlÉm disso, tem que analisar se este vizinho de fato é tutor do falecido (tutela é para crianças e menores de idade), porque acredito que neste caso, se o proprietário era idoso, o correto seria que ele é um curador (e isso deve ser determinado por um juiz!). De qualquer forma, com tutor/curador ou não, o inventário deve acontecer, sim. Mas cuidado com essa negociação, consulte os documentos do imóvel primeiro e verifique os documentos do vendedor também. Instagram: @klausmuller. Adv.

Como fazer um inventário de imóvel extrajudicial?

Vanda, o inventário extrajudicial é uma ótima opção, principalmente porque costuma ser mais rápido e simples que o judicial. PorÉm, tem alguns requisitos como: todos os herdeiros devem ser maior de idade e capazes; deve ter consenso sobre a divisão de bens; deve ter a assistência de advogado ou defensor público; e, na maioria dos casos, também não pode haver testamento deixado pelo falecido (em alguns Estados é permitido). O inventário extrajudicial é feito em Cartório, por meio de escritura pública. Instagram: @klausmuller. Adv.

É possível descobrir se um imóvel ocorreu usucapião?

Pode ser que seja possível, sim. Acredito ainda que o primeiro passo seria você verificar a existência da matrícula do imóvel e partir desse ponto. Se tem documento da Prefeitura, eu entendo que esse imóvel exista e deve ter documentação. Sem verificar os documentos e ter mais informações eu não conseguiria te dar uma orientação certeira. Caso precise, pode me contatar pelo Whatsapp (51) 98088-2275.

O que é fiador de aluguel de imóvel?

Paola, a fiança é uma modalidade de garantia, onde o fiador (que é uma pessoa aleatória a um contrato de locação) ficará responsável pelas dívidas deixadas pelo inquilino, caso ele não as pague. Por isso, ser fiador de alguém é uma grande responsabilidade.

Como descobrir onde o imóvel está localizado? Ele está em meu nome

Alex, se você tiver o endereço do terreno, pode tentar verificar no Cartório de Registro de Imóveis se ele possui matrícula ou transcrição (que são como a "certidão de nascimento" do imóvel). Com este documento você consegue verificar quem é o proprietário registral, quais as medidas do terreno etc. Se você quiser regularizar essa herança, acredito que este seja o primeiro passo. Sou do RS e, caso precise, estou à disposição!

Posso morar em um imóvel abandonado?

Gilvan, além de tentar perguntando aos vizinhos, você pode verificar no Cartório de Registro de Imóveis da cidade, com o endereço, quem seria o proprietário na matrícula do imóvel. Pode ser descaso do proprietário realmente, mas também é comum que imóveis aparentemente abandonados fiquem assim por conta de disputas familiares em inventário, por exemplo.

Como pagar o laudêmio?

Verônica, os imóveis da União, geralmente aqueles de frente para o mar ou perto de rios navegáveis precisam pagar foro e laudêmio (este no caso de compra e venda onerosa do imóvel). Os boletos para pagamento do foro (taxa anual) e do laudêmio devem ser emitidos no site da Secretaria de Patrimônio da União - SPU. Após o pagamento dessa guia, a SPU liberará uma Certidão de Autorização para Transferência (CAT). Este documento é obrigatório para a lavratura de escritura pública de compra e venda. Você pode consultar mais informações no site da SPU.

O que faço para ingressar com ação possessória de imóvel?

Severino, uma ação possessória típica pode ser a ação de reintegração de posse (perda total da posse), de manutenção de posse (perda parcial) ou de interdito proibitório (ameaça). AlÉm de unir provas, você precisará antes de um advogado.

Qual a finalidade do inventário negativo?

Jeferson, o inventário negativo ocorre quando é iniciado um processo de inventário sem que haja bens ou direitos do devedor. Ou seja, além de comprovar apenas que o falecido não deixou bens a inventariar, o inventário negativo serve para proteger os herdeiros de eventuais dívidas que o falecido tenha deixado. O Código Civil diz que os herdeiros respondem pelas dívidas do falecido nos limites da herança que recebe. Portanto, se o falecido não deixou bens, mas deixou dívidas, deve o herdeiro realizar o inventário negativo para assegurar a sua ausência de responsabilidade perante os credores. Este é o caso mais comum. O inventário negativo pode ser feito pela via judicial ou extrajudicial, por meio de escritura pública.

Qual a diferença do usucapião extraordinária?

Jacira, a usucapião extraordinária é a que tem prazo de 15 anos (que pode reduzir para 10 anos se o morador do imóvel estabeleceu no imóvel a sua moradia habitual ou nele ter realizado obras ou serviços produtivos). Nesta modalidade de usucapião não é necessário provar boa-fé ou justo título aquisitivo, apenas a posse, sem interrupção nem oposição.

De qual jeito posso alugar apartamento sem fiador?

Ailton, as garantias mais comuns na locação são: caução, fiança e seguro de fiança. O locador pode exigir qualquer uma delas, mas nunca mais de uma ao mesmo tempo. Caso você não possua fiador, você pode tentar negociar a garantia da caução, que geralmente o valor é o de 03 meses de aluguel. AlÉm disso, nada impede que a locação seja feita sem nenhuma garantia, caso ambas as partes estejam de acordo.

Posso comprar imóvel de leilão com CPF negativado?

Adriano, você pode comprar imóvel em leilão com o nome negativado, não existe impedimento quanto a isso. Você pode até mesmo adquirir imóveis em leilão judicial de forma parcelada, se o edital permitir. PorÉm, nos leilões extrajudiciais, ou nos que precise de financiamento, você provavelmente não vai conseguir financiar a arrematação com o banco. Qualquer dúvida, estou à disposição! (51) 98088-2275.

Como fazer para comprar apartamento leilão caixa?

Rosimeire, as oportunidades dos leilões estão no site da Caixa, mas muitas vezes o leilão ocorre apenas no site oficial do leiloeiro. Você deve consultar no edital qual o site que você deve acessar para participar. Recomendo que você faça o cadastro no site do leiloeiro com pelo menos 24h de antecedência e leia atentamente o edital antes de arrematar. Qualquer dúvida, estou à disposição! (51) 98088-2275.

Como fazer o usucapião de terreno no cartório?

Ângelo, o procedimento da usucapião pode ser feito com ação judicial ou em cartório, que é a chamada usucapião extrajudicial. A via extrajudicial geralmente é mais rápida, porém pode ser um pouco mais cara e demanda boas provas da posse do bem. Qualquer dúvida, estou à disposição. (51) 98088-2275.

O que eu posso fazer para comprar apartamento leilão caixa?

As oportunidades dos leilões estão no site da Caixa, mas o leilão ocorre apenas no site oficial do leiloeiro. Você deve consultar no edital qual o site que você deve acessar para dar os lances. Recomendo que você faça o cadastro no site do leiloeiro com pelo menos 24h de antecedência (alguns leiloeiros pedem até 72h) porque você precisará apresentar alguns documentos e leia atentamente o edital antes de arrematar.

Como ingressar com a liminar de imóvel?

Sheila, não é possível responder sua pergunta sem ter mais detalhes da situação. De qualquer forma, uma liminar é uma medida judicial, requerida a um juiz, em uma ação judicial. Você vai precisar de um advogado para lhe auxiliar. Qualquer dúvida, estou à disposição! (51) 98088-2275.

o que acontece depois que o imóvel vai a leilão ?

Gil, isso depende do tipo de leilão (judicial ou extrajudicial). O seu imóvel pode ser arrematado e você terá que sair do imóvel. Caso o imóvel não seja arrematado, ele poderá ficar disponível por venda direta ou ser levado a leilão novamente em outra data. Como ainda faltam 30 dias, você ainda pode ter chances de não perder o seu bem. Qualquer dúvida, estou à disposição! (51) 98088-2275.

É realmente mais econômico comprar imóveis em leilão?

Edmundo, os imóveis em leilão são uma ótima forma de adquirir uma imóvel, principalmente em razão do desconto. Alguns leilões aceitam o pagamento parcelado, principalmente os judiciais, e não é necessário ter o nome "limpo" para arrematar. PorÉm, não recomendo se aventurar nesse mercado sem entender como os leilões funcionam. Antes de participar do leilão, recomendo que analise o edital com bastante atenção, verifique se você estará arrematando alguma dívida, se todos os credores foram intimados etc. Qualquer dúvida, estou à disposição! (51) 98088-2275.

Proprietário que pede a casa antes de vencer o contrato deve pagar algo pela quebra de contrato?

Jusilene, a regra geral é que o proprietário não pode pedir o imóvel de volta durante o prazo de vigência do contrato de locação. Existem algumas exceções, mas elas devem estar encaixadas nas possibilidades da Lei do inquilinato. Nesses casos não incide multa, mas o inquilino deve ser notificado com 30 dias de antecedência. Qualquer dúvida, estou à disposição! (51) 98088-2275.

Envie uma mensagem para Julia Klaus Muller

32953 julia-klaus-muller