Juliana Serafim
90 Respostas
Agradecimentos: 9 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 20 (22%)
Participante desde: 08/2024
Juliana Serafim está entre os TOP 800 corretores(as) com conhecimentos em Imóveis. Condomínio. Negociação. Jurídico Imobiliário. Locação, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 100 respostas em nosso fórum.
Faz 5 anos que financiei minha casa pelo plano MCMV, hoje quero quitar a divida, consigo desconto na quitação?
Sim, você pode negociar um desconto na quitação antecipada do financiamento. A instituição financeira deve oferecer o valor proporcional, considerando o saldo devedor e os juros futuros, conforme o artigo 52, parágrafo 1º do Código de Defesa do Consumidor, que prevê que, em caso de pagamento antecipado, o consumidor tem direito à redução proporcional de juros e encargos.
qual significado de partilha ?
Partilha é o processo legal de divisão de bens de uma pessoa falecida entre seus herdeiros ou legatários.
Tenho como vender a casa com o IPTU atrasado?
Sim, você pode vender um imóvel com o IPTU atrasado, mas a dívida deve ser quitada antes da transferência de propriedade (escritura pública de compra e venda). O comprador pode exigir a regularização do IPTU como condição para a venda, conforme o artigo 1. 227 do Código Civil (2002).
Teria alguma dificuldade em financiar uma casa de construção mista ?
A aceitação depende das políticas da instituição financeira e da conformidade com as normas de construção, por isso é importante consultar o banco para verificar os requisitos específicos.
A quem pertence os custos do desmembramento de lotes para chácara rura?
Geralmente são de responsabilidade do proprietário do imóvel, e isso inclui despesas com a regularização e documentação necessária.
Tenho que pagar multa ou eles tem obrigação de devolver o caução? No caso eu pagaria só o mês que fique a mais ?
Você pode ser responsável por pagar multa contratual se houver cláusula de rescisão antecipada no contrato de locação. Se não assinou a renovação, o contrato original ainda pode estar em vigor, e a devolução do caução dependerá das condições acordadas. Consulte o artigo 4º da Lei n º 8. 245/91 (Lei do Inquilinato) para entender melhor seus direitos e obrigações.
Quando for pegar as chaves eu preciso estar com o nome limpo e empregada se não cancela o contrato?
Você não precisa estar com o nome limpo ou empregada para pegar as chaves, a menos que essas condições estejam explicitamente previstas no contrato.
Onde eu encontrar o número da matrícula do meu imóvel financiado?
Você poderá encontrar no Cartório de Registro de Imóveis onde o imóvel está registrado, ou no contrato de compra e venda ou financiamento, pois essas informações geralmente constam nesses documentos.
Como funciona o pagamento da taxa de ITBI?
A taxa de ITBI deve ser paga antes da assinatura do contrato de financiamento e da escritura no cartório. O pagamento é feito na Prefeitura do município onde o imóvel está localizado. Após o pagamento, você deve obter o comprovante para apresentar para o banco (se for financiamento) ou no cartório (se for pagamento a vista) durante o processo de formalização da compra.
Qual seria a melhor forma de efetuar esta transação de forma segura para mim?
Para garantir uma transação segura, você pode seguir estes passos: 1 - Acordo formal: elabore um aditivo contratual que especifique claramente os termos do pagamento do valor restante, incluindo prazos e condições; 2 - Garantia de pagamento: solicite garantias adicionais, como uma nota promissória, ou um contrato de reconhecimento de dívida, para assegurar o pagamento do saldo restante; 3 - Acompanhamento do processo: exija comprovações regulares do andamento da regularização da documentação e da venda do imóvel do comprador; 4 - Consultoria jurídica: consulte um advogado especializado para revisar e assegurar que todos os documentos e acordos estejam em conformidade legal e protejam seus interesses. Estas medidas são fundamentadas no Código Civil, que exige clareza e formalização nos contratos para garantir a segurança nas transações.
no meu condominio nao tem sindico como posso me candidatar ?
Primeiro deve-se verificar o regimento interno para entender os requisitos e o processo de eleição. Em seguida, organize uma assembleia geral extraordinária, que deve ser convocada de acordo com as normas do condomínio, para discutir e eleger um novo sindico. ApÓs isso, apresente sua candidatura aos condôminos, fornecendo informações sobre sua experiência e suas propostas para a gestão do condomínio. Durante a assembleia, se for aprovado pelos condôminos, você será eleito para o cargo. Essas ações estão de acordo com o artigo 1. 348 do Código Civil (2002) que define as atribuições do sindico e as condições para sua eleição e gestão.
como posso esta participando das assembleias do meu condominio?
Você deve ser um condômino regular, o que geralmente significa estar em dia com suas obrigações e taxas. E importante também consultar o regimento interno do condomínio para entender os requisitos específicos para participação e votação.
sindico tem o direito de cobra a mensalidade do condominio ?
Não. O sindico não tem o direito de cobrar mensalidades do condomínio, a qual deve ser feita pela administração do condomínio ou pela empresa responsável, conforme o estabelecido na convenção condominial e no regimento interno. O sindico pode gerenciar e supervisionar o processo, mas a responsabilidade pela emissão e cobrança de boletos é da administração ou da empresa contratada.
o que te torna a ser um bom sindico ?
Um bom sindico deve ter habilidades de gestão, boa comunicação e transparência. É importante que seja organizado, tenha conhecimento das leis condominiais e das normas do condomínio, e saiba lidar com conflitos de forma justa e eficiente. A competência em administração financeira e o compromisso com o bem-estar dos moradores também são essenciais.
tem um limites de vicitantes que pode visitar o condominio ?
Não há um limite específico na legislação sobre o número de visitantes em um condomínio. No entanto, o sindico pode estabelecer regras sobre visitantes no regimento interno, visando garantir a segurança e o bom convívio entre os moradores.
posso ter mais de uma vaga no estacionamento ?
O número de vagas de estacionamento por unidade em um condomínio é definido pelo regimento interno ou pela convenção condominial. Se essas regras permitirem mais de uma vaga por unidade, você poderá ter mais de uma vaga. Caso contrário, será necessário respeitar as regras estabelecidas.
qual o amior desafio de um sindico no dia a dia ?
É equilibrar a gestão eficiente do condomínio com a satisfação dos moradores, lidando com questões como manutenção, finanças, conflitos entre condôminos.
qual e a responsabilidade legal de um sindico ?
Inclui administrar o condomínio conforme a legislação e o regimento interno, gerenciar as finanças, assegurar a manutenção do prédio, e representar o condômino em questões jurídicas e administrativas.
Quero comprar um ap retomado pela caixa, como devo prosseguir?
Você deve consultar os imóveis disponíveis no site da Caixa ou em leilões, verificar a documentação e condições do imóvel, reunir a documentação necessária para a proposta, e seguir o processo de compra conforme orientações da Caixa.
como funciona a devolução de um imóvel financiado ?
Sim, é possível devolver um imóvel financiado. Geralmente, você deve comunicar a instituição financeira, quitar as pendências financeiras, e formalizar a devolução por meio de contrato. Consulte o banco para orientações específicas e possíveis consequências.
Envie uma mensagem para Juliana Serafim