Juliana Serafim
90 Respostas
Agradecimentos: 9 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 20 (22%)
Participante desde: 08/2024
Juliana Serafim está entre os TOP 800 corretores(as) com conhecimentos em Imóveis. Condomínio. Negociação. Jurídico Imobiliário. Locação, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 100 respostas em nosso fórum.
Desisti do inventário, posso abrir outro processo como usucapião?
Sim, você pode abrir um processo de usucapião, mesmo após desistir do inventário, desde que atenda os requisitos legais. A desistência do inventário não impede o ajuizamento de ação de usucapião, que é um meio independente para reivindicar a propriedade por posse contínua e regular.
Tenho que pagar IPTU vencido mesmo depois da desocupção do imóvel?
Sim, você deve pagar o IPTU vencido, mesmo após ter saído do imóvel se estiver previsto em contrato que o inquilino arque com esses custos durante o período de locação.
Como você elabora um planejamento anual para o condomínio ?
É essencial revisar o orçamento e as despesas dos anos interiores, identificar necessidades de manutenção e melhorias e definir metas. Inclua uma previsão de receitas e despesas, e planeje assembleias e atividades. O planejamento deve ser revisado e ajustado conforme necessário para garantir a e eficiência e transparência na gestão do condomínio.
Gostaria de saber quantas vezes posso fazer a avaliação na caixa? Fiz duas vezes, posso fazer três?
Pode-se solicitar até duas avaliações para um financiamento na Caixa Econômica. Se precisar de uma terceira avaliação, deve-se consultar diretamente a instituição para verificar as condições especificas e a necessidade de uma nova avaliação.
O que é uma convenção de condomínio ?
É um documento legal que estabelece as regras e as normas para o funcionamento e administração do condomínio. Ela define os direitos e deveres dos condôminos, a estrutura da gestão, as regras para uso das áreas comuns e a forma de resolução dos conflitos.
Como funciona o financiamento feito pela caixa?
O financiamento pela Caixa Econômica envolve a análise de crédito do cliente, avaliação do imóvel e definição das condições de pagamento, como prazos e taxas de juros. ApÓs a aprovação, é assinado um contrato e o valor é liberado para a compra do imóvel, com parcelas pagas mensalmente. A Caixa também exige o pagamento de taxas e regularização da documentação do imóvel.
O que fazer se o inquilino se negar a assinar o distrato do contrato de locação resindecial?
O Locador deve primeiro enviar uma notificação formal solicitando a assinatura do distrato. Se a recusa persistir, o locador pode entrar com uma ação judicial para rescisão do contrato ou despejo, conforme o caso. É importante documentar todas as tentativas de acordo e a recusa do inquilino para apresentar como prova, se necessário. Um termo aditivo de contrato sem assinatura de uma das partes não tem validade. A assinatura de todas as partes envolvidas é essencial para a validade do aditivo ou distrato, conforme o Código Civil, especialmente os artigos que regulam a formação e alteração de contratos.
O que é necessário para alterar a convenção do condomínio ?
É necessário convocar uma assembleia geral extraordinária com o objetivo específico de discutir e aprovar mudanças. A alteração deve ser aprovada por, no mínimo, dois terços dos condôminos presentes, conforme o artigo 1. 351 do Código Civil. É importante garantir que todas as alterações propostas estejam em conformidade com a legislação vigente e que sejam devidamente registradas em cartório para ter validade.
Meu advogado entrou com extinção de condominio, ele me disse que pode durar de 1 a 2 anos, é verdade?
Sim, o processo de extinção de condomínio pode durar de 1 a 2 anos, dependendo da complexidade do caso, da cooperação das partes envolvidas e da carga de trabalho do judiciário. O prazo pode variar com base em como o processo é conduzido e nas eventuais disputas que possam surgir durante a divisão dos bens.
Eu não sabia dessa multa, o que acontece se eu não pagar pela multa?
Se a multa por quebra de contrato não for paga, o proprietário pode buscar a cobrança judicialmente. A multa estipulada no contrato deve ser paga, a menos que você consiga negociar uma solução com o locador ou demonstrar razões para a rescisão antecipada sem penalidade.
Envie uma mensagem para Juliana Serafim