Pergunta
Recomendo advogado do ramo, um caso bem complicado.
há 1 ano
1Anderson Marinho

Juliana.
Perguntador
há 1 ano
Agradeço se me deram uma luz por favor.
Meu pai pegou terreno em um lugar onde todos invadiram e construíram casas. . . ele pagou iptu dês de que pegou o terreno. um moço que mora perto falou que é herança de família sendo que todos ali invadiram , inclusive eles que venderam terrenos e ameaçava pessoas sozinhas pra sair e vender também o terreno a preço de banana. . pois meu pai cedeu duas vezes pq eles ficaram infernizando. . . o último que meu pai pegou e decidiu que ia construir ali sim. hoje atualmente 2023 esse homem disse que deu entrada em usucapião e que está pagando o iptu. . quebrou os cômodos que meu pai construiu. . . enfim lá em 2019 que meu pai terminou o iptu. . ele foi renovar e estava 20 mil e meu pai disse se podia parcelar. . eles disseram que não e então me pai deixou passar e depois voltou pra tentar conversar denovo mas aí viu que esse moço foi e pediu pra pagar e eles parcelaram pra ele. . meu pai procurou saber e eles não deram entrada em usucapião nenhum. . . conclusão. . . ele quebrou os cômodos que meu pai fez e mentiu que deu entrada no usucapião. . porque meu pai foi saber e eles não deram entrada mesmo. . oque poderia ser feito ? eles teria direito a tomar o terreno ?
Respostas (5)

Anderson Marinho
Corretor de imóveis
Respostas: 334
há 1 ano
Recomendo advogado do ramo, um caso bem complicado.

Antônio Jonathan

Corretor de imóveis
Nível: 7 - Executivo
Respostas: 4.174
há 9 meses
Oriento procurar um advogado.

Garcia
Corretor de imóveis
Respostas: 208
há 9 meses
Somente se tem direito a um terreno de posse se for confirmada a posse através de pagamento de iptu, luz ou água, e se faz necessário confirmar a posse do terreno de pelo menos 5 anos. Caso contrário, não se pode reclamar o direito pela posse sem comprovação.

Fabio Ferreira Dos

Corretor de imóveis
Nível: 3 - Master
Respostas: 1.181
há 9 meses
EU ACONSELHO PROCURAR UM ADVOGADO PARA DEFENDER ESTA CAUSA DO SEU PAI NO TERRENO INVADIDO.

Vinicius Mendes Bh

Corretor de imóveis
Nível: 4 - Experiente
Respostas: 4.128
há 8 meses
A situação envolve várias questões legais e complexa: O homem que afirmou ter dado entrada em usucapião deve cumprir certos requisitos legais, Como tenha posse Mansa e pacífica do imóvel por um período específico de cinco anos, É necessário verificar se ele realmente deu entrada no processo e quais são os fundamentos do seu pedido. Posse conflituosa: Se o homem está invadindo e quebrando a propriedade do seu pai isso pode ser considerado posse violenta o que pode afetar a possibilidade de usucapião por parte dele. Se o seu pai ainda possui a posse do terreno ele pode considerar entrar com uma ação de manutenção de posse ou reintegração de posse contra o invasor. Isso é especialmente importante se houver destruição de propriedades. Essencial coletar provas de posse do seu pai e das ameaças ou ações Ilegais do homem como Fontes testemunhas e qualquer documentação que comprove que ocorreu.