portilato
🠔 Ver todas as perguntas

Pergunta

6

Não existe sinal para reserva de locação.

há 2 anos

15

Cabane

imóvel guide usuário

Gabriel

Perguntador

há 2 anos

Devolução de sinal em contrato de locação, como funciona?

Encontrei um imóvel para alugar, o locador pediu um sinal no valor de 200 reais para garantir o negócio e não mostrar mais o apartamento para outros, perguntou se eu tinha comprovante de renda, eu disse que sim e que não seria só eu que pagaria o aluguel (moro com mãe e irmão e todos trabalham) porém o contrato seria feito no meu nome. Ele entendeu e disse que não estava questionando isso agora (que não precisava olhar o comprovante de renda no momento) disse que no dia seguinte iria pedir os documentos para formalizar o contrato e que caso houvesse algum problema, devolveria o sinal. Mandei o sinal apenas porque ela falou que devolveria caso houvesse algum problema pois eu ainda não tinha certeza se iria conseguir me mudar, pois não sabia se o dono do imóvel que eu moro no momento iria liberar a minha saída, visto que estava muito em cima do dia. (já havia dito a ele no mês anterior, que iria me mudar, mas ele não entendeu e falou que não o avisei previamente) devido a isso, ele não liberou a minha saída, impossibilitando que eu me mudasse no meio do mês para esse novo lugar, só poderia me mudar no fim do mês. Devido a esse problema eu não pude fechar o contrato de locação pois o locador queria que eu me mudasse no meio do mês. Tentei conversar com o locador para que ele devolvesse sinal ou que deixasse eu me mudar no final do mês, mas ele não aceitou e não quis devolver o sinal pois havia cancelado negócio com outros clientes e apagado o anúncio do imóvel. No dia seguinte (o dia que ele falou que iria formalizar o contrato) para não perder o dinheiro do sinal, falei que iria fechar o negócio com ele. AÍ ele pediu o contracheque para ver a renda, e viu que o valor é abaixo do valor do aluguel e se recusou a fechar o negócio, pedindo para mandar outro contracheque que tivesse condições de arcar com o aluguel. Sendo que foi avisado que eu não seria o único a pagar o aluguel. A dúvida é, o locador agiu de má fé? tenho direito ao sinal de volta? pois mandei o sinal porque ele disse que devolveria caso houvesse algum problema. Tudo ocorreu no mesmo dia, ou seja, ele não teve prejuízos nenhum praticamente, e ele mesmo disse que havia várias pessoas interessadas e por isso pediu o sinal para que não mostrasse mais o apartamento para outros ao longo do dia.

Respostas (6)

Corretor de imóveis

Cabane

Medalha de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 738

há 2 anos

Não existe sinal para reserva de locação.

Corretor de imóveis

Investimentos Litoral Pe

Medalha de bronze

Corretor de imóveis

Respostas: 674

há 2 anos

Se no contrato fo estipulado o direito de arrependimento para qualquer das partes, as arras ou sinal terão função unicamente indenizatória.

Corretor de imóveis sem foto

José Simantob Rosemberg

Corretor de imóveis

Respostas: 21

há 2 anos

Se não tem nenhum documento assinado de que o sinal não seria devolvido caso não fosse concretizada a locação, ele tem que devolver o valor do sinal pois senão abrir um processo judicial.

Corretor de imóveis

Franke Bezerra Alves

Corretor de imóveis

Respostas: 210

há 2 anos

Não interpretei que seria má-fé pelo menos o que parece, apenas um sinal de garantia, porém por não prosseiguido a negociação, bem mais lovavel a devolução, pra evitar Litígios.

Corretor de imóveis

Maria ângela Camini

Medalha de bronze

Corretor de imóveis

Respostas: 7.966

há 2 anos

Desde quando alguém tem o poder de impedir você de se mudar Você sai do imóvel quando quiser entrega as chaves paga o que tiver que pagar e tchau Isso não existe Do outro lado como você paga um sinal no negócio que não está formalizado no papel Resumindo você causou todo este problema e agora como resolver Justiça Tens nome endereço completo e CPF do locador que não quer devolver seu sinal Espero que sim Tem recibo de que pagou esse valor Espero que sim A cobrança de sinal na locação residêncial é ilegal Chamase taxa de reserva e não e permitida mas vais gastar com justiça para rever este valor.

Corretor de imóveis sem foto

Eder Naldi

Corretor de imóveis

Respostas: 38

há 2 anos

Tem devolver foi combinado.

Faça uma nova pergunta: