Pergunta
Existem algumas questões legais ai , por exemplo, a loja, se provada no IPTU dedicada a comércio não pode ser utilizada para fins residenciais. Artigo 4 da lei 8245/91 é claro ao informar que o locador (dono) tem que respeitar o prazo contratual salvo algumas exceções de pedir previstas em lei , ainda assim deverá respeitar o prazo.
há 2 anos
47Meu Teto S P

Andreia Cristina Morgon
Perguntador
há 2 anos
Quando o proprietário pode pedir o imóvel para o inquilino?
Aluguei uma loja com contrato de 1 ano, porém o locador é usuário de drogas e sua mulher com pouco mais de 2 meses está pedindo a loja para seu marido morar, pois o expulsou de casa. E agora o que posso fazer, morava em outra cidade, deixei tudo para vir alugar este imóvel perto da família.
Respostas (7)

Meu Teto S P

Imobiliária
Nível: 4 - Experiente
Respostas: 9.074
há 2 anos
Existem algumas questões legais ai , por exemplo, a loja, se provada no IPTU dedicada a comércio não pode ser utilizada para fins residenciais. Artigo 4 da lei 8245/91 é claro ao informar que o locador (dono) tem que respeitar o prazo contratual salvo algumas exceções de pedir previstas em lei , ainda assim deverá respeitar o prazo.

Zafir Russo

Corretor de imóveis
Respostas: 7.503
há 2 anos
Veja bem o seu Contrato deve estar previsto toda esta situação! A proprietária deverá lhe indenizar pagando à multa prevista nestas circunstancias e você procurar outro imóvel p/ morar! É muito melhor do que você ficar no meio desta situação !

Roberta Perez Angelucci
Corretor de imóveis
Respostas: 80
há 2 anos
Quem deve pagar é o locador.
Alvim Leste Imóveis

Imobiliária
Nível: 2 - Consultor
Respostas: 19.966
há 2 anos
Na vigência do contrato o locador não retoma o imóvel locado. Porém nada obriga que você aceite que o locatário dê novo destino ao imóvel.

Abravanel

Corretor de imóveis
Respostas: 2.400
há 2 anos
- Se já estiver cumprido o tempo mínimo de contrato , sim.

Antônio Jonathan

Corretor de imóveis
Nível: 7 - Executivo
Respostas: 4.067
há 2 anos
Tem que verificar o que está em contrato, mas pela lei do inquilinato não pode solicitar.

Alessandra
Corretor de imóveis
Respostas: 35
há 2 anos
Ele, terá que te pagar, multa pra vc sair além do contrato se restringir.