DAGLIA SANTIS

Daglia Santis

273 Respostas

Agradecimentos: 11.037 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 46 (17%)

Participante desde: 03/2021

Site: www.dagliasantis.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Daglia Santis é Advogada está entre os TOP 10 advogados(as) possuindo conhecimento em diversas áreas como: Jurídico Imobiliário. Locação. Documentação. Imóveis. Condomínio, entre outras. Possuindo um total de 3 artigos publicados e mais 273 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2003 atuando principalmente nos bairros Florianópolis, Porto Alegre e Itajaí,

Quem paga o condomínio senhorio ou inquilino?

Boa noite, Odair! Tudo bem? o locador paga as despesas extraordinárias de condomínio e locatário as despesas ordinárias. Consulte a Lei do Inquilinato, pois ela diferencia o que são despesas ordinárias e.

quando o inquilino sai e deixa todo estragado quem paga?

O inquilino deve devolver o imóvel nas mesmas condições que recebeu. Se ele não fizer isso, o locador, munido da ficha de vistoria inicial e final do imóvel deve ajuizar ação de cobrança instruída com 3 orçamentos.

sou obrigado mesmo assim a permitir as visitas do corretor ?

Boa noite, Thiago! Sim, o locatário é obrigado a permitir a vistoria do proprietário e mandatários (corretor). Isso consta expressamente na Lei do Inquiliinato. Veja o artigo 23, IX, da Lei do Inquilinato!

cauçao ja pago , entrega das chaves

Boa noite, Fabiana! Pode pegar as chaves na data de início ajustada em contrato, estando ele já assinado por todas as partes.

alugar sendo autônomo

Boa noite, Marcos! Cada tem seu critério. Alguns aceitam os extratos bancários sim.

Como vender imóvel para pessoa no exterior?

Boa noite, Maria! Sim, você terá que atender às exigências da lei brasileira, apresentando os documentos necessários, tais como certidão de estado civil atualizada (caso tenha casado já fora, terá que traduzir, registrar e apostilar), documentos pessoais, etc. Outrossim, atente-se à normativa do seu país quanto ao recolhimento do imposto do lucro imobiliário, caso sua residência fiscal não seja no Brasil.

vendedor não desocupa o imóvel mesmo tendo recebido todo o valor

Boa noite, Ana! Tudo bem? o contrato de promessa de compra e venda deve ter estipulado a data de entrega das chaves. Verifique e procure um advogado que deve notificar formalmente o vendedor, inclusive quanto às penalidades que ele deverá pagar caso não desocupe.

quero saber se tenho direito a cobrar a multa estipulada no contrato

Boa noite! Tudo bem? se o contrato já foge por prazo indeterminado, não há que se falar em multa por rescisão antecipada. Ele é obrigado ao aviso prévio, sob pena de pagar o mês cheio.

Quanto tempo tenho para pagar aluguei, já tenho 5 dias adiantado?

R$ 600, 00 divididos por 30 são R$ 20, 00. 5 dias equivalem a R$ 100, 00.

Não tenho fiador e preciso de um com urgência pra abrir minha loja, como obter?

Boa tarde, Thiago! Tudo bem? o meu nome é Daglia Santis, sou advogada imobiliarista. Procure a contratação de carta-fiança do seu banco de relacionamento ou de seguro-fiança, que vem sendo a modalidade mais usual de garantia.

Como usar o caução para quitar os aluguéis antes de devolver?

Olá! Pode sim, mas mediante prévio ajuste por escrito com o locador, já que a caução é uma garantia do contrato e serve também para compensar eventuais danos causados ao imóvel locado. Então, ele não é obrigado a aceitar a utilização.

Pode ser cobrado aluguel após a entrega das chaves?

Olá, depende! o contrato já estava por prazo indeterminado? constava multa por rescisão antecipada? a imobiliária recebeu o aviso de desocupação?

O que significa pagar um aluguel adiantado?

Boa tarde, Matheus! Se o contrato não tem garantia, o locador efetivamente pode cobrar do inquilino sempre no início do mês (pagar para morar). Nesse caso, não existindo outros débitos, seu procedimento está correto.

Como eu posso fazer para desfazer um contrato de aluguel?

Boa tarde! O locador não pode rescindir antes do término do prazo previsto no contrato. O inquilino, todavia, pode, mas pagando a multa prevista. Em qualquer dos casos, todavia, a melhor solução é um distrato decorrente de acordo.

O imóvel de fiador pode ser penhorado?

Boa noite! Infelizmente pode ser penhorado, mesmo que seja o único que ele possua e seja usado para moradia. Essa é uma das poucas exceções à impenhorabilidade do bem de família.

O que faço se imobiliária não devolveu caução após saída?

Boa noite, Lucineide. Sugiro que você envie uma correspondência escrita solicitando a devolução da caução devidamente atualizada (com os mesmos rendimentos da poupança, como determina a lei), no prazo de cinco dias, sob pena de ajuizar ação judicial contra eles.

O que fazer se imobiliária quer quebrar contrato de adm?

Boa noite, Rosimeire. Depende o que diz o contrato que você assinou com a imobiliária. Em tese, ela não precisa te devolver o primeiro mês, pois isso seria a comissão por ter encontrado um inquilino. Quanto ao inquilino, você terá que notificá-lo de que agora os pagamentos devem ser feitos diretamente a você e não mais à imobiliária.

Devo ir ao tribunal para seguir ordem de despejo?

Boa noite, Carina! Se alguém se recusa a sair de um imóvel, para despejá-lo é necessário ordem judicial. Um advogado precisa pedir o despejo ao juiz, e o juiz precisa conceder.

Mostrei o imóvel primeiro e comprou com outro, o que posso fazer?

Boa tarde, Eber! Você tem direito ao recebimento da comissão se comprovar que aproximou as partes com resultado útil (consenso em relação às condições para finalização da negociação).

Quando terei direito a devolução de caução?

Boa tarde, Noeci! Tudo bem? O caução é uma garantia de cumprimento das condições do contrato. Ele é devolvido quando você sair do imóvel, se não ficarem pendências (por exemplo, débitos de aluguel, reforma,s etc).

Envie uma mensagem para DAGLIA SANTIS

3708 daglia-santis