Daglia Santis

273 Respostas
Agradecimentos: 11.037 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 46 (17%)
Participante desde: 03/2021
Site: www.dagliasantis.com.br
Daglia Santis é Advogada está entre os TOP 10 advogados(as) possuindo conhecimento em diversas áreas como: Jurídico Imobiliário. Locação. Documentação. Imóveis. Condomínio, entre outras. Possuindo um total de 3 artigos publicados e mais 273 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2003 atuando principalmente nos bairros Florianópolis, Porto Alegre e Itajaí,
VALE APENA PROPOR CARÊNCIA, POR MOTIVO DE BENFEITORIA NECESSÁRIA?
Boa tarde, Larissa! Tudo bem? Em locações comerciais é bem comum esse tipo de carência. Os cuidados que você deve tomar nesses casos: 1)ver se essas benfeitorias interessam o proprietário; 2) estipular minuciosamente o que será feito; 3) se não for realizado o combinado no prazo estipulado, o proprietário se investe no direito de cobrar os aluguéis relacionados ao período de carência; 4) colocar cláusula de renúncia ao direito de indenização pelas benfeitorias.
Para que existe uma escritura de de uma casa?
Boa noite, Flávia! Tudo bem? a escritura pública é o título hábil para transferir a propriedade de um imóvel. Ela é elaborada no Tabelionato de Notas e depois levada a registro no cartório de registro de imóveis.
Como fazer o seguro fiança Itaú?
Boa noite, tudo bem! O caminho mais rápido é você contatar sua gerente de conta ou a agência mais próxima.
Quais problemas posso ter com apartamento na planta?
Boa noite, Diogo. Tudo bem? o maior risco é o empreendimento nunca ficar pronto por eventual problema financeiro ou da documentação. As duas melhores maneiras de se precaver em relação a isso é checar se existe registro de incorporação na matrícula do imóvel e patrimônio de afetação para garantir aquele empreendimento...mesmo assim estou com um caso que está sendo judicializado porque, apesar de tudo isso, a Empresa entrou em briga com os vendedores do imóvel e não conseguiu revalidar a incorporação. Nunca existe segurança 100%.
Como calcular reajuste de aluguel de imóveis comerciais?
Boa noite, Rosane! Tudo bem? Você deve aplicar o índice previsto no contrato celebrado. Alguns estipulam igpm e outros ipca. No site cálculo exato existe uma calculadora para isso. Basta você digitar o valor do aluguel e a data base do reajuste. O cálculo é feito com o acúmulo dos últimos 12 meses.
Como que funciona uma penhora de bens pela Justiça?
Boa noite! Tudo bem? A penhora de bens se dá em um processo judicial, após o decurso do prazo de defesa da pessoa devedora e oportunidade de pagamento espontâneo.
O que acontece se eu não pagar a multa de imóvel?
Boa noite, Mário. Tudo bem? O maior risco de deixar de pagar qualquer tipo de multa é ter o nome negativo e ser cobrado judicialmente, inclusive com possibilidade de bloqueio de contas bancárias, penhora de bens, etc.
Se o inquilino não pagar a água e a luz, quais providências tomar?
Boa noite, Reginaldo! Tudo bem? Depende! Se a água e luz estão no nome do inquilino, ele arcará com as consequências e essa dívida não é do imóvel. Se estão no seu nome e essa é uma obrigação do contrato, sugiro que você notifique o inquilino sobre a infração do contrato e possibilidade de despejo.
É possível multa no contrato por causa do caução?
Boa noite, Débora. Tudo bem? Se o contrato já está em prazo indeterminado, a única obrigação do inquilino é avisar com 30 dias de antecedência, sob pena de ter que pagar o aviso prévio, que corresponde ao mês cheio. Quanto à caução, ela é uma garantia do contrato e serve para satisfazer eventuais dívidas de aluguéis ou reparos. Como funciona para cobrar os reparos? Fazendo uma ficha de vistoria final e comparando com a de vistoria inicial, pois a obrigação do inquilino é devolver no mesmo estado em que recebeu salvo deteriorações relacionadas à passagem do tempo e decorrentes do uso natural. Se o valor da caução não cobrir os reparos, você pode contratar um advogado e cobrar judicialmente.
Como faço para calcular o valor do aluguel pelo IGPM?
Boa noite Manuela, tudo bem? Se você quer saber o valor do reajuste aluguel anual pelo igpm, basta acessar a ferramenta existente dentro do site cálculo exato. Ali você vai digitar o valor do último reajuste e a data base e vai conseguir com facilidade. O correto é o reajuste pelo acúmulo dos últimos 12 meses.
Quem paga o IPTU ou comprador ou vendedor?
Boa noite, Marisa! Tudo bem? A praxe é que o vendedor pague até a data de entregar as chaves ao comprador e posteriormente este arque. Nada impede, porém, que existindo dívidas em atraso as partes negociem a quitação integral pelo comprador com abatimento no valor da compra, por exemplo.
O que eu posso fazer para saber se o imóvel está no meu posso nome?
Boa tarde! Informando o seu cpf no registro imobiliário ou pedindo uma matrícula atualizada (se já possuir).
Como tirar certidão a negativa do imóvel?
Boa tarde, Tatiane! Tudo bem? depende da certidão que você precisa. Se for da matrícula imóvel, no cartório de registro de imóveis ou central on-line. Se for de débitos do imóvel (IPTU), na Prefeitura. Se for de condomínio, com o síndico.
Qual segurança da promessa de compra e venda de imóvel?
Boa tarde, Rafael! Tudo bem? Depende do que consta nesse contrato. O que você tem que ter em mente é que uma promessa de compra e venda é um contrato preliminar, que não servirá para transferir a propriedade para você. Apenas a escritura pública de compra e venda devidamente registrada no cartório de registro de imóveis é que terá esse poder, ou um documento equivalente, como contrato de financiamento. Se não for possível fazer a escritura nesse momento, eu te recomendo que pelo menos averbe/registre a existência desse contrato no cartório de registro de imóveis para dar publicidade. Nesse caso, se alguém for consultar a matrícula, saberá que existe essa negociação com você.
É possível vender imóvel no Brasil morando no exterior?
Boa tarde, Ana! Tem sim! Muitos Tabelionatos de Notas fazem essa procuração inclusive por videoconferência. Entre em contato com o Tabelionato de Notas da cidade onde o imóvel está situado que eles te passarão as coordenadas certinho em relação ao documento.
É possível o locador quebrar o contrato antes do período?
Boa tarde, Danillo. Tudo bem? Pedir a desocupação para depois vender ele não pode. O que ele pode é anunciar para venda e te ofertar o direito de aquisição (direito de preferência). Se você não quiser/puder adquirir, terá que franquear as visitas previamente agendadas no imóvel. Uma vez vendido o imóvel, o novo dono aí sim pode solicitar que você desocupe em 90 dias, se não existir cláusula de vigência no seu contrato para a hipótese de alienação e se não estiver averbado na matrícula.
Como regularizar termo de quitação de imóvel CEF quitado 30 anos atrás?
Boa tarde, Mônica. Alguns registradores, quando passa mais de 30 anos, aceitam a baixa da hipoteca pelo decurso do prazo, e isso se dá por intermédio de um requerimento específico. Minha sugestão: procure o cartório de registro de imóveis da sua cidade, caso não seja possível obter diretamente com a caixa o documento necessário.
Meu aluguel não tem contrato, quanto tempo tenho para sair?
Boa tarde, Pâmela. A praxe é que sejam concedidos 30 dias para desocupação, exceto quando o pedido de desocupação é decorrente de venda (e feito pelo novo dono), caso em que será de 90 dias.
Como deve ser expedida a segunda via de escritura de casa?
Boa tarde, Denis! Tudo bem? A escritura é o documento elaborado pelo Tabelionato de Notas, que posteriormente serve de título para registro junto à matrícula do bem lá no cartório de registro de imóveis. Portanto, se você precisa de uma segunda via da escritura, deve pedir no Tabelionato de Notas. Se precisar de uma segunda via da matrícula, aí sim é no Cartório de Registro de Imóveis.
Existe lei que proíbe animais em apartamento?
Olá! Não existe. Alguns condomínios vedam, mas a prática não é legal, se o animal não oferece risco aos condôminos.
Envie uma mensagem para DAGLIA SANTIS