Delgado Imóveis - a Sua Melhor Opção!
132 Respostas
Agradecimentos: 340 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 9 (7%)
Participante desde: 03/2023
Delgado Imóveis - a Sua Melhor Opção! está entre os TOP 200 imobiliárias com conhecimentos em Jurídico Imobiliário. Locação. Imóveis. Condomínio. Negociação, entre outras. Possuindo um total de 1 artigo publicado e mais 132 respostas em nosso fórum.
Como gerar boleto de cobrança de aluguel?
Existem vários sistemas de controle de locação no mercado que geram boleto, mas se voce não tem imobiliária e precisa gerar boleto existem alguns bancos que permitem a geração avulsa de boletos, por exemplo, o banco inter.
Qual índice é maior ipca ou igpm?
Geralmente o igpm é maior e é o mais utilizado para locações.
Qual a lei do inquilinato atual?
Lei 8.245/91.
Como cobrar iptu do inquilino no contrato?
Tem que constar essa obrigação no contrato, caso contrário, não poderá ser cobrada.
Qual é o prazo para ação de despejo?
Na verdade nâo existe prazo, a ação pode ser proposta até com 1 dia de atraso, mas, a prudencia recomenda tentar receber amigavelmente e aguarda pelo menos 30 dias, se não pagar ai sim deve ser proposta a ação.
A primeira renda é para o proprietário ou para a agência imobiliária?
Olá, as imobiliarias geralmente cobram uma taxa de locação que corresponde a um percentual do primeiro aluguel ou integralmente o primeiro aluguel, para o fim de custear despesas iniciais da locação tais com elaboração de contrato, vistoria inicial do imóvel, ficha cadastral, etc.
Vistoria de apartamento alugado quem paga?
Olá, se cobrada, o locador deve arcar com esse custo.
Iptu quem paga o locador ou locatário?
Se estiver constando essa obrigação no contrato a cargo do inquilino, este deve pagar, se não estiver constando o inquilino não terá essa obrigação.
Tenho quantos dias pra sair do imóvel??
O ideal é voces combinarem uma data em comum acordo, o locador não pode exigir a desocupação sem que o contrato esteja vencido ou estando vencido, sem que der o prazo de 30 dias para desocupação.
ela precisa sair no mesmo dia e mês que alugou?
Olá, primeiramente, devo esclarecer que deposito não se confunde com pagamento do aluguel, pois é uma garantia que deve ser devolvida ao final do contrato e não é aconselhavel que se abata em deposito sob nenhuma hipotese. Quando a sair antes do prazo, é necessário saber se o contrato preve alguma multa rescisória. Geralmente na saida do inquilino são cobrados os dias proporcionais. O caução não ser perde, ele é uma garantia para ser utilizado caso o inquilino não pague as obrigações contratuais.
Posso passar meu financiamento imobiliário para outra pessoa?
Sim, pode ser feito o chamado (contrato de gaveta) que é um instrumento particular, mas é altamente recomendável que essa transferencia seja feita pelo banco credor, pois assim, evitará problemas futuros.
Tenho que pagar juros se um mês eu não pagar antecipado ?
Se o aluguel for pago antecipado, será devido a multa contratualmente prevista no contrato. Se o contrato for verbal, não há que se falar em multa, somente a correção monetaria.
Quero saber onde a lei do inquilinato me apoia?
Olá a lei apoia sim, os reparos decorrentes de utilização cabe ao inquilino, se é estrutural, cabe ao proprietário, simples assim. Se o problema se refere a vazamentos que o inquilino não deu causa, cabe ao proprietário promover os reparos. Os dias referntes a obra podem ser deduzidos do aluguel. Se a obra durar 30 ou mais dias, o inquilino pode pedir a rescisão contratual, sem pagar multa, se houver.
O que fazer quando o inquilino não quer sair do imóvel?
Olá, não cabe chamar o polícia, o imóvel somente pode ser retomado com o ajuizamento de ação de despejo, infelizmente, ou mediante acordo para desocupação ou ajuizamento mesmo. Abs.
Assinei o contrato junto ao locatário, não entreguei chaves. O que fazer?
Se voce assinou o contrato o ato juridico foi concluido. É direito do locatário receber as chaves, inobstante estar em atraso, até mesmo porque não recebeu as chaves. Caso não receba poderá entrar com uma ação requerendo o desfazimento do contrato e indenização por perdas e danos.
Quais são as regras para devolver o caução?
Olá, o deposito não se confunde com alugueis, deve ser devolvido integralmente ao final da locação, somente podendo ser utilizado, caso o inquilino deixe algum débito.
É obrigatória a devolução do caução?
Sim, é obrigatória a devolução corrigido monetariamente com juros de poupança. O locador somente poderá utilizar esse dinheiro, caso o locatário deixe algum débito.
O proprietário pode aumentar tanto assim os valores?
O reajuste deve ser o indice que consta no contrato, caso não exista, o proprietário deverá utilizar o que menor que for aplicado para correção de alugueis.
Pode ou não pode estipular um prazo grande de permanência no imóvel?
Olá, vai valer o que estiver no contrato, se for ajustado um prazo mínimo para desocupação, mesmo assim, o locatário tem o direito de devolver o imóvel, mas terá que pagar a multa rescisória, caso exista.
Pode fumar dentro do meu apartamento?
Entendo que pode sim, sem problema, mas se a fumaça estiver incomodando vizinhos, eles podem reclamar junto a administração (sindico) para que tome providencias.
Envie uma mensagem para DELGADO IMÓVEIS - A sua melhor opção!