Elaudir Werner Bottcher
143 Respostas
Agradecimentos: 1.622 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 7 (5%)
Participante desde: 10/2022
Elaudir Werner Bottcher é Corretor de Imóveis com formação em Gestação da produção industrial, está entre os TOP 400 corretores(as) com conhecimentos em Jurídico Imobiliário. Negociação. Documentação. Financiamento. Imóveis, entre outras. Possuindo um total de 2 artigos publicados e mais 143 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2019 atuando principalmente nos bairros Camboriú-sc, Balneário Camboriú-sc, Itajaí-sc e Itapema-sc, e já trabalhou em empresa como: Une Imóveis Em Rede.
Como faço para vender um apartamento antigo?
Primeiro, avaliar as condições do Edifício, com 30 anos, vai se avaliar como foi feita a manutenção do mesmo no geral. Segundo se o Edifício está todo ok, com suas manutenções, estruturas, etc. , como está seu imóvel, ele está reformado, com boas condições de apresentação, é importante lembrar que vários são os critérios utilizados pelo comprador para fazer a compra.
É necessário regularizar o IPTU atrasado?
Sim, se não entra em dívida ativa, podendo você até mesmo perder seu imóvel dependendo quantos anos faz que não paga, ele irá a leilão.
Qual segurança de um contrato de compra e venda de casa?
O contrato é sua segurança jurídica, mediante os fatos compactuados, no entanto a confirmação dele é a escritura pública e o imóvel só passa a ser seu de fato, após feito o registro da escritura no Registro de Imóveis.
O que acontece se não pagar IPTU?
Seu imóvel pode ir a dívida ativa e dependendo do período que o mantém assim, o mesmo poderá ir a Leilão público.
Como faço para saber se fiador possui outros imóveis?
Busca no registro de imóveis pelo CPF do mesmo, o ideal é pedir a ele que forneça as certidões atualizadas de seus imóveis, com certidão de ônus e ações.
A Caixa tem a porcentagem menor de todos os bancos?
Nos planos Minha Casa minha vida, sim.
Como faço para tirar a 2º via da escritura de imóvel?
Vai até o tabelionato, com seus documentos, faz a solicitação e após pagar as taxas ela será emitida.
Qual é a renda tenho que ter para financiar um terreno de 180 mil?
Vai depender de quanto terá que dar de entrada, a conta depende desse requisito.
Como posso reajustar o aluguel?
O reajuste de aluguel e qual o indexador será usado, deve estar explícito no contrato de locação. IGPM. IPCA, etc... Mas deve ser claramente definido.
Como funciona o pagamento e o prazo para permanecer no aluguel?
Ele está se agarrando ao direito de solicitar 30 dias para deixar o imóvel, caso o imóvel lhe fosse solicitado, no entanto isso não o exime de pagar a locação. Portanto o mesmo deve sim pagar o aluguel, se não pagar, pode ser acionado mediante aos órgãos de proteção de crédito, por exemplo.
Podem cobrar multa de contrato sem ter tido contrato assinado?
Existe o direito sim, baseado nos artigos 186 e 927 do código civil,.
Qual a diferença entre duplex e o triplex?
Se for casa em terreno, teremos no duplex terreo mais 1 andar e no triplex térreo + dois andares Em caso de apartamentos, serão dois andares interligados no caso do duplex e três no caso do triplex.
Qual o percentual de valorização de um imóvel na planta?
Essa é uma questão muito aberta, pois depende de localização do imóvel, qual região do país ele fica, qual cidade, bairro, rua e etc... Pois temos situações de rentabilidade diferente dentro da mesma cidade, dependendo da localização do mesmo nela. Na minha cidade Balneário Camboriú por exemplo, que tem o metro quadrado mais carro do Brasil, a rentabilidade de quem compra na planta , gira em torno de 20% ao ano. Mesmo assim se for frente mar o índice é um e se for quadra mar é outro, se afastando também muda. Você deve sempre analisar o histórico de sua cidade, bairro, etc... Para analisar a evolução anterior de valores, projetando a valorização do imóvel na planta.
O que é inscrição imobiliária de um imóvel?
Número determinado pela prefeitura a cada imóvel cadastrado.
Quanto custa a certidão vintenária de um imóvel?
Em Santa Catarina, o valor pode chegar a até 200 reais, mas como ela caiu em desuso, quase não existe mais a solicitação da mesma. Hoje busca-se a certidão de inteiro teor, e ônus e ações.
Prazo para fazer escritura de imóvel?
Não existe um prazo legal para que a escritura pública seja elaborada, no entanto sem ela é impossível fazer a transferência do Registro de Imóvel, que no fim é o único documento que realmente vai lhe garantir a posse legal do imóvel.
Quando um locador pode pedir o imóvel para uso próprio?
Quando for para uso próprio ou ascendente direto ou indireto, para conjuge ou companheiro, desde que não tenham imóvel residencial em seu nome. Neste caso prevalece o direito do proprietário. Isso para fins residenciais. O mesmo pode ocorrer com imóvel comercial, neste caso para uso do proprietário. Importante mesmo é que seja tudo realizado dentro do que prescreve a Lei do Inquilinato, onde estão expressos os direitos e também deveres de cada parte, bem como as possíveis punições legais, se a mesma for descumprida.
Como resolver este problema.
O ideal é ver o que consta do contrato, no entanto uma solução seria a separação das casas com uma boa cerca, o que deixaria os ambientes separados, evitando-se assim o transtorno hoje criado. Tudo passa pela elaboração do contrato, como são duas casas em um único terreno, clausulas de boa convivência devem ser previstas no mesmo.
Minha pergunta é posso construir uma casa nesse terreno?
Considero complicado você construir sobre este terreno, seria primeiramente interessante você fazer uma checagem nos órgãos competentes, talvez até mesmo através de um bom advogado. Como vocês já usufruem desta área como diz você a mais de 100 anos, talvez se consiga uma ordem formal, o que lhe garantiria a permanência ali, sem isso, acredito que o risco de haver uma ação de retirada de área federal é grande. Talvez eu possa estar equivocado, mas eu faria uma análise prévia sobre essa ocupação, antes de investir em uma obra.
Quais são as mudanças que o inquilino pode fazer no imóvel?
No imóvel a rigor não deve ser feita nenhuma alteração, salvo no caso da haver previsão contratual para tanto.
Envie uma mensagem para Elaudir Werner Bottcher