Lolita Imóveis

2.712 Respostas
Agradecimentos: 632 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 963 (36%)
Participante desde: 03/2023
Lolita Imóveis está entre os TOP 10 imobiliárias com amplo domínio em diversas áreas como: Jurídico Imobiliário. Negociação. Imóveis. Financiamento. Condomínio, entre outras. Possuindo um total de 1 artigo publicado e mais 2.712 respostas em nosso fórum.
Pode vender um terreno com 3 casas nele?
Sim, é possível vender um terreno com três casas nele. No entanto, a venda pode envolver considerações legais e urbanísticas, como verificar se as construções estão regularizadas e se o terreno permite múltiplas unidades habitacionais. Recomenda-se obter a orientação de um profissional imobiliário e verificar as regulamentações locais antes de realizar a venda para garantir conformidade legal.
Quanto de subsídio é dado ao MCMV?
O subsídio concedido pelo Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) no Brasil pode variar de acordo com a faixa de renda do beneficiário. As faixas são divididas em grupos, e o valor do subsídio aumenta conforme a faixa diminui. Em algumas situações, o subsídio pode cobrir uma parte significativa do valor do imóvel, tornando a aquisição mais acessível para famílias de baixa renda. Recomenda-se verificar as regras específicas do programa para obter informações precisas sobre os valores de subsídio em vigor.
Quais os documentos importantes para a venda de um imóvel?
Escritura de Compra e Venda: Documento que formaliza a transferência de propriedade. Registro do Imóvel Atualizado: Certidão que comprova a situação do imóvel no cartório. Certidão Negativa de Débitos: Garante que o imóvel não possui dívidas pendentes. Documento de Identificação e CPF do Vendedor e Comprador: Para identificação das partes. Comprovante de Quitação de IPTU e Condomínio: Demonstrando que os tributos estão em dia. É recomendável contar com a assessoria de um profissional imobiliário ou advogado para garantir a regularidade da transação.
Como é feita a permuta de imóveis?
A permuta de imóveis é realizada mediante acordo entre as partes interessadas. Os proprietários concordam em trocar seus imóveis de forma mútua. O processo inclui a elaboração de um contrato de permuta, descrevendo detalhes dos imóveis envolvidos e as condições do negócio. Após a assinatura, os documentos são encaminhados aos cartórios de registro de imóveis para efetivar a transferência de propriedade. Recomenda-se assessoria jurídica para garantir a segurança e legalidade da transação.
O que eu faço para comprar casas?
Defina seu Orçamento: Estabeleça um orçamento realista, considerando financiamento, se necessário. Pesquise o Mercado: Procure imóveis que atendam às suas necessidades e estejam dentro do seu orçamento. Visite Imóveis: Agende visitas para avaliar as condições das casas. Negocie: Faça propostas e negocie o preço com os vendedores. Documentação e Financiamento: Providencie a documentação necessária, se necessário, e inicie o processo de financiamento, se aplicável. Considere também o auxílio de um corretor imobiliário para orientação durante o processo.
Como alterar nome do IPTU?
Para alterar o nome do IPTU, é necessário comparecer ao órgão responsável pela gestão tributária do município, geralmente a prefeitura. Leve a escritura do imóvel, documento de identificação e comprovante de residência. Solicite a atualização cadastral e forneça os documentos necessários para comprovar a mudança de titularidade. Após o processo, o nome no IPTU será atualizado.
Quero consultar o proprietário do imóvel, como faço?
Para consultar o proprietário de um imóvel, você pode solicitar uma Certidão de Matrícula no Cartório de Registro de Imóveis local. Essa certidão contém informações sobre o titular da propriedade. Alternativamente, pode-se verificar o carnê do IPTU, que geralmente indica o nome do proprietário. Em alguns casos, um corretor de imóveis ou advogado pode auxiliar na obtenção dessas informações.
minha mãe faleceu , mas não quero a casa dela , tenho que pagar iptu ?
Em caso de falecimento, você não é obrigado a assumir a propriedade da casa da sua mãe. No entanto, enquanto a questão da herança não for resolvida legalmente, pode haver obrigações pendentes, como o pagamento do IPTU. Recomenda-se procurar um advogado especializado em direito sucessório para orientação sobre como proceder em relação à herança e às obrigações fiscais.
O que significa registro de imóveis?
O registro de imóveis é um ato formal que documenta a propriedade e as características de um bem imóvel. Realizado em cartório específico, o registro cria uma matrícula, contendo informações como dados do proprietário, descrição do imóvel e eventuais ônus ou restrições. Esse registro proporciona segurança jurídica e é essencial para comprovar a propriedade e realizar transações imobiliárias.
Para que serve uma procuração de venda?
Uma procuração de venda concede a um terceiro (procurador) o poder legal de representar o proprietário na venda de um imóvel. O procurador pode assinar contratos, escrituras e outros documentos necessários em nome do proprietário. Essa procuração é útil quando o proprietário não pode estar presente pessoalmente para conduzir a transação imobiliária, permitindo que outra pessoa atue em seu nome de maneira legal e autorizada.
Como consigo matrícula de imóvel novo?
Documentação: Reúna os documentos relacionados à aquisição do imóvel, como escritura, contrato de compra e venda, e documentos pessoais. CartÓrio de Registro de Imóveis: Dirija-se ao cartório de registro de imóveis da jurisdição do imóvel. Apresentação de Documentos: Apresente a documentação reunida para que o cartório possa realizar o registro e emitir a matrícula. Acompanhamento: Aguarde o processamento e a emissão da matrícula pelo cartório, que será o registro oficial do imóvel. Esse processo é essencial para garantir a regularização da propriedade.
O município pode aumentar o IPTU por decreto?
Geralmente, o aumento do IPTU não pode ser feito por decreto. Ele está sujeito a legislação específica e deve seguir o princípio da legalidade. O reajuste do IPTU normalmente ocorre por meio de lei municipal, aprovada pelo legislativo local. Qualquer alteração deve respeitar os limites e procedimentos estabelecidos pela legislação tributária municipal e garantir a participação da comunidade no processo de decisão.
Qual é a maneira de encontrar a matrícula de um imóvel?
CartÓrio de Registro de Imóveis: Visite o cartório da região onde o imóvel está localizado. Consulta Online: Em alguns lugares, é possível realizar consultas online nos sites dos cartórios de registro de imóveis. Documentos do Imóvel: Verifique documentos como escritura ou contrato de compra e venda, que geralmente mencionam o número da matrícula. Prefeitura: Em alguns casos, a prefeitura também pode fornecer informações sobre a matrícula do imóvel. Profissionais Imobiliários: Corretores ou advogados especializados podem auxiliar na obtenção dessas informações.
Como validar um CRECI?
Acesse o Site do CRECI: Vá ao site do CRECI da região correspondente. Opção de Validar/Consultar CRECI: Geralmente, há uma opção para validar ou consultar o CRECI no site. Inserir Número do CRECI: Insira o número do CRECI do profissional e execute a consulta. Confirmação de Regularidade: O sistema mostrará a situação do corretor, confirmando se está regular e ativo. Atenção: Certifique-se de usar fontes oficiais para validar o CRECI e evite informações de fontes não confiáveis.
existe alguma lei que o dono pode aumentar o aluguel por conta do número de pessoas morando na casa?
No Brasil, a Lei do Inquilinato (Lei nº 8. 245/91) não permite o aumento do aluguel com base no número de pessoas que residem na casa. O reajuste deve seguir os critérios estabelecidos no contrato de locação, geralmente vinculado ao índice de correção acordado entre as partes. Qualquer modificação no valor do aluguel deve ser feita de acordo com as condições previamente estipuladas no contrato ou mediante acordo entre locador e locatário.
Quais os passos para registrar imóvel comercial no cartório?
Documentação Completa: Reúna todos os documentos relacionados ao imóvel, como escritura, certidões e comprovantes de pagamento de tributos. Escolha do Cartório: Escolha o cartório de registro de imóveis correspondente à localização do imóvel. Apresentação dos Documentos: Dirija-se ao cartório e apresente a documentação completa para análise e registro. Acompanhamento: Aguarde o processamento do registro pelo cartório e a emissão da matrícula do imóvel comercial. Retirada da Matrícula: Após o registro, retorne ao cartório para retirar a matrícula, que comprovará a propriedade legal do imóvel.
Onde ir para regularizar IPTU?
Prefeitura Municipal: Dirija-se ao setor de tributação ou finanças da prefeitura da cidade em que o imóvel está localizado. Documentos Necessários: Leve documentos pessoais, comprovante de propriedade, e, se houver, notificações ou boletos em atraso. Negociação: Caso haja débitos, negocie possíveis formas de pagamento ou parcelamento. Atualização Cadastral: Atualize seus dados cadastrais, se necessário, para evitar problemas futuros. Emissão de Segunda Via: Se precisar, solicite a emissão de segunda via de carnês de IPTU. Esses procedimentos podem variar conforme a legislação local.
Comprei minha casa através da minha casa minha vida. Posso vender?
Sim, é possível vender uma casa adquirida pelo programa Minha Casa, Minha Vida. No entanto, há regras específicas a serem seguidas. Antes de realizar a venda, é necessário quitar o financiamento ou transferir o contrato para o novo comprador, seguindo os procedimentos estabelecidos pela Caixa Econômica Federal ou pelo agente financeiro responsável. Recomenda-se consultar o órgão responsável ou um profissional imobiliário para orientação adequada.
Como faço para ingressar com ação de usucapião?
Documentação: Reúna documentos que comprovem a posse mansa e pacífica do imóvel, como contas, correspondências e testemunhos. Advogado: Contrate um advogado especializado em direito imobiliário para orientação e representação legal. Petição Inicial: O advogado preparará a petição inicial, descrevendo os fundamentos da usucapião e apresentando a documentação. Ajuizamento: A ação é protocolada no fórum da jurisdição do imóvel. Acompanhamento: Após o protocolo, acompanhe o processo judicial até a decisão final.
Posso usucapir um imóvel de herança?
É possível usucapir um imóvel de herança se você preencher os requisitos legais, como posse mansa e pacífica por um determinado período. No entanto, é importante notar que o processo pode ser mais complexo em casos de herança, especialmente se houver outros herdeiros. Consulte um advogado especializado para avaliar a viabilidade da usucapião em seu caso específico e orientar sobre os procedimentos adequados.
Envie uma mensagem para Lolita Imóveis