MAUD

Maud

955 Respostas

Agradecimentos: 9 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 180 (19%)

Participante desde: 02/2024

SOBRE O RESPONDEDOR:

Maud está entre os TOP 200 corretores(as) com amplo destaque em áreas como: Jurídico Imobiliário. Negociação. Imóveis. Condomínio. Financiamento, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 942 respostas em nosso fórum.

Proprietário está me cobrando todo o valor do IPTU e toda conta de energia pra eu pagar sozinho. Eu não tenho contrato, como resolver isso?

Começou errado quando não fez um contrato e colocou tudo o que era devido. Se começou assim melhor procurar uma pessoa mais honesta ou fazer locação por intermédio de uma imobiliária.

Gostaria de saber se eu entro com uma ação na justiça contra a caixa?

Para esse problema melhor juntar toda documentação e levar para um advogado.

Como fazer um empréstimo com garantia de imóvel?

Enquanto não for feito o inventário nada poderá fazer. Somente após concluído o inventário e registrado no cartório de imóveis onde esse imóvel passará para seu nome.

Quero fazer um empréstimo com garantia de imóvel, como posso prosseguir com isso?

Somente quando fizer o inventário e o imóvel passar para seu nome até lá nada poderá fazer.

Eu pago o valor de aluguel de um apartamento de 90m mas estou morando em um de 70m o que posso fazer neste caso?

Vc alugou o que viu, e estava de acordo com o que foi pedido. A diferença de metragem poderia ser facilmente percebida, 20 m² num apartamento visualmente é fácil perceber.

Moro de aluguel tem um mês o proprietário quer me cobrar o IPTU, tá certo?

Desde que conste no contrato de locação sim está certo cobrar a parcela referente ao mês.

Entrei na casa e paguei R$1500, a dona disse q era 1 mês de aluguel e 1 mês de depósito . Como isso funciona? Como faço se eu quiser sair da casa?

Deve notificar o proprietário se for o término e que vc não vai continuar. - Se for antes do término do contrato verificar a questão a multa por quebra de contrato.

Sou obrigada a arrumar algo da casa alugada sem contrato?

Os reparos a cargo do inquilino são os reparos simples como troca de vidros, torneiras, tomadas. - os reparos a cargo do proprietário são os que envolvem a estrutura do imóvel como telhado, encanamento, etc.

Alguém poderia me enviar cópia do regimento interno do condomínio?

O regimento interno do seu condomínio deve ser solicitado para o síndico.

Uma vez comprovado que uma pessoa não age de forma adequada causando danos ao proprietário ela é obrigada a sair do imóvel?

Esse é um caso muito complexo. Uma vez que possui Boletim de Ocorrência e comprovação do delito o melhor seria procurar orientação de um advogado.

O IPTU é do ano vigente, devo pagar ele todo?

O IPTU deve ser pago pelo inquilino apenas sobre os meses que ocupou o imóvel uma vez que após a entrega das chaves o contrato de locação foi encerrado e o pagamento dos meses restantes ficará a cargo do proprietário ou do próximo inquilino. Se o corretor continuar a insistir diga para enviar a cobrança por escrito e que consultará o Creci do seu estado para verificar se ela procede.

qual significado de fiador ?

Fiador é a pessoa que assumirá a responsabilidade pelo pagamento dos alugueis e taxa do condomínio caso o inquilino não pague.

Existe alguma norma que fale a porcentagem sobre a venda de terreno?

Sim existem variações nas porcentagens. As porcentagens sobre as intermediações imobiliárias (venda e locação) podem consultadas no site do Creci do seu estado - O creci é o órgão que regulamenta e fiscaliza a atuação dos corretores de imóveis. Isso não impede que seja feito um acordo de uma porcemtagem que seja boa para ambos os lados.

Qual é o valor do metro quadrado aí na cidade?

Em todas as cidades o valor do metro quadrado possuem muitas variantes, O primeiro fator é o bairro e se está próximo a algum centro comercial, se está próximo a local de enchente ou comunidade. Depois se esse imóvel é e casa, apartamento, terreno seu estado de conservação. Se pretende avaliar seu imóvel procure um corretor do seu bairro.

Tenho algum direito de não ser despejada durante algum período de tempo segundo essas situações uma vez que o locatário titular faleceu? Ou a obrigação passa para os herdeiros e posso ser despejada independente de tudo?

Com o falecimento do seu pai existe a necessidade da transferência desse contrato para você ou seu irmão caso o proprietário esteja de acordo. Caso contrário ele poderá pedir a desocupação do imóvel até mesmo o despejo.

Posso exigir que a imobiliária coloque meu nome na certidão de matrícula?

A transferência deverá ser providenciada por você. - Se a pessoa que te vendeu constava como proprietário deveria ter sido analisado na ocasião da compra - Se ela não consta Precisa ser analisado como proceder a regularização.

Qual o problema dos proprietários assinarem juntamente com os usufrutuários?

Primeiro para ocorrer a venda de imóvel com usufruto o usufrutário deverá efetuar a renúncia do usufruto e registrar na matrícula (o cartório de imóveis informará o procedimento). - Após esse registro da renúncia os proprietários poderão efetuar a venda normalmente.

É possível fazer financiamento pelo minha casa minha vida de um apartamento CDHU já quitado?

NÃO, imóvel do CDHU não são financiados pelo minha casa minha vida.

Meu lote não tem escritura, sou obrigado a tirar a escritura da minha casa?

SIM, quem não tem escritura não comprova que é dono. Agora se Se seu lote estiver em área de prefeitura não tem como ter escritura.

Tenho direito de exigir que a certidão fique no meu nome?

Se seu caso é sobre compra de imóvel o registro do imóvel é feito no cartório de imóveis e não na imobiliária. A imobiliária deverá proceder o registro no cartório como parte do trabalho de intermediação na venda.

Envie uma mensagem para MAUD

36748 maud