Sueli Mattos

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SOBRE O RESPONDEDOR:

Sueli Mattos é Corretora de imóveis está entre os TOP 700 corretores(as) com conhecimentos em Jurídico Imobiliário. Negociação. Imóveis. Financiamento. Condomínio, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 210 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2012 atuando principalmente nos bairros Jardim Universo, Centro, Brás Cubas, Mogilar e Rodeio, e já trabalhou em empresas como: Mrv , Contteto Imóveis , Wmotta, Combrasil e Trena Imóveis .

Como posso averbar a matrícula de apartamento?

NecessÁrio levar ao Cartório de Registro de imóveis os documentos comprobatórios como Habite-se, Certidão Negativa de Débitos, documentos e pessoais, entre outros. Verificar junto ao Cartório lista completa.

Quanto tenho que dar de entrada para financiar um imóvel pela Caixa?

Valor depende de alguns fatores como o valor do imóvel, da renda bruta, da idade, tempo de financiamento. O ideal é fazer uma simulação no site da Caixa Econômica Federal, ou procurar gerente de habitação ou se já tiver um imóvel em vista ou algum recurso, verificar com o corretor responsável pelo imóvel.

Como localizar o dono de um terreno abandonado?

Devido a Lei de Proteção de dados, hoje em dia é complicado. A prefeitura da cidade, possui o cadastro dos proprietários através do IPTU ou no Cartório de Registro mas, não podem informar, o ideal seria verificar com os vizinhos. Embora se está abandonado, nem a Prefeitura conseguiu multar pelo abandono e falta de cuidados.

Quem paga o IPTU na venda do imóvel?

Vendedor paga todo o IPTU atual ou pendente, até a data da venda, o comprador assume a partir da data que assumiu a posse do imóvel ( Caso o vendedor tenha parcelado o pagto do UPTU anual, deve pagar as parcelas correspondentes ao período em que ainda era proprietário).

Como fazer cálculo ITBI?

De acordo com alíquota definida pela Prefeitura onde Imóvel está situado e registrado, normalmente entre 2% e 3% e no valor do imóvel, que pode ser o valor usado para o IPTU ou valor de venda, dependendo das regras a Prefeitura do Município.

O que é NIRF de um imóvel Rural?

É um Número Obrigatório que identifica um Imóvel Rural, emitido pela Receita Federal.

Como registrar doação de imóvel?

Agendando com serviço de Tabelionato de Notas, para levar toda a documentação necessária e comprobatória referente ao imóvel doado, bem como documentos e certidões tanto do doador como do beneficiário. SerÁ feito uma escritura de doação que deverá ser assinada e registrada após pagar ITCMD ( Imposto dobre Transmissão Causa Mortis), Necessário registrar junto ao Cartório de Registro de Imóveis, atualização junto a Prefeitura.

O que é valor venal de um imóvel?

É o valor utilizado pelo poder público para calcular impostos, esse valor é definido através da localização, tamanho, idade de conservação, entre outros fatores. Cada prefeitura tem sua base de cálculo.

Em que momento o inquilino paga o primeiro aluguel?

30 dias após retirada das chaves. Geralmente pode-se pagar aluguel cheio ou proporcional de acordo com data combinada para pagto do aluguel.

Como calcular o valor das parcelas de consórcio?

É necessário verificar os valores do bem que se deseja, da taxa de administração, do fundo de reserva, do seguro e a soma desses valores dividir pelo prazo do consórcio em meses.

Como pode ser vendido um terreno financiado?

Pode ser feito um novo financiamento, ou comprador pode comprar à vista e o vendedor quita o saldo devedor.

Qual o prazo mínimo para locar um imóvel?

De acordo com a Lei de Inquilinato, prazo são 30 meses, porém há como fixar com o consentimento das partes, cláusula onde após 12 meses, o contrato possa ser reincidido sem o pagamento de multa.

Como faço para conseguir segunda via de matrícula de imóvel?

Fazendo requisição e pagando uma taxa junto ao cartório de Registro de Imóveis.

Como posso fazer para pegar escritura de imóvel comercial?

Agendar uma data no cartório de notas para verificação e coleta de documentos autenticados necessários do proprietário e do imóvel ( ou de documentos que validam a transferência do imóvel entre vendedor e comprador) bem como Alvará de Funcionamento, Licenças Sanitária e Ambiental.

Como eu posso fazer para ter subsídio da CEF?

Não pode ter outro imóvel registrado no nome, precisa comprovar renda para verificar se tem direito, imóvel também precisa ser valor do Programa Minha Casa Minha Vida.

Qualquer pessoa pode vender apartamento CDHU?

Não, a CDHU não permite a venda sem autorização, precisa analisar cada caso, não pode haver parcelas vencidas, somente após 18 meses da assinatura do financiamento.

Onde fica disponível a planta elétrica de um imóvel?

Na Prefeitura Municipal onde está localizado o imóvel ou na Construtora, Incorporadora do Empreendimento.

Em qual cartório consigo escritura de um imóvel usado?

No cartório de registro de imóveis.

Como posso fazer para financiar imóvel usado?

Verificando certidões, documentos e iptu do imóvel. Fazendo análise de renda e comprometimentos de dívidas para verificar se comporta parcelas. Ter uma disponibilidade do valor da entrada. O melhor é procurar assessoria com depto de financiamento do banco ou agente cadastrado.

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