Pergunta
Pode ter quantos forem necessários, desde que a modalidade de garantia seja a FIANÇA . Quem é o dono do imóvel quando loca não quer ter custo com o bem, então, contratualmente costuma prever nas cláusulas repassando os custos de IPTU, seguros e outros para o locatário.
há 3 anos
37Meu Teto S P

Julia
Perguntador
há 3 anos
Contrato de locação pode ter 2 fiadores?
Irei alugar uma casa, a proprietária está exigindo o aluguel adiantado, além de dois fiadores. Vi que isso não é legal. Estou com receio de questionar e perder a preferência para locar. Como proceder? Teria eu, alguma vantagem com isso se caso acontecesse algo? Além disso, colocou o IPTU e Seguro Incêndio como minha responsabilidade, está correto?
Respostas (9)

Meu Teto S P

Imobiliária
Nível: 4 - Experiente
Respostas: 9.074
há 3 anos
Pode ter quantos forem necessários, desde que a modalidade de garantia seja a FIANÇA. Quem é o dono do imóvel quando loca não quer ter custo com o bem, então, contratualmente costuma prever nas cláusulas repassando os custos de IPTU, seguros e outros para o locatário.

Marisa Sanchez
Corretor de imóveis
Respostas: 2.780
há 3 anos
Duas garantias não são legais mas não invalidam o contrato; apenas será desconsiderada a garantia excedente. E é legal repassar o IPTU e a responsabilidade do seguro ao locatário. Você já está vendo que a proprietária está mal orientada ou está de má fé. O que não faltam são imóveis para locar, procure outro.

Luciano Cardoso

Corretor de imóveis
Nível: 2 - Consultor
Respostas: 804
há 3 anos
A modalidade de fiança deve ser única, mas o número de fiador não tem limite.

Mendes Consultor Imobiliário
Corretor de imóveis
Respostas: 80
há 3 anos
Com o contrato de locação com fiador, visa gerar uma proteção, não é qualquer pessoa que pode ser fiador do inquilino. Mas em regra solicita 2 fiadores, com um com renda minima com duas vezes o valor do aluguem e outro alem da renda minima, possua um imóvel quitado.
Alvim Leste Imóveis

Imobiliária
Nível: 2 - Consultor
Respostas: 21.080
há 2 anos
Como você já sabe, o locador não pode exigir duas garantias; porém na prática, quando essa situação chega na justiça, o que acontece é a justiça desconsiderar uma das garantias. E é lícito, de acordo com a lei da locação, repassar IPTU e seguro ao locatário.

Angelo Marques
Corretor de imóveis
Respostas: 39
há 3 anos
O iptu e o seguro deve estar explícitos em cláusula contratual sobre essa obrigação para o locatário. Quanto a pedir dois tipos de garantia o locador estará incorrendo em crime.

Leila Silva
Corretor de imóveis
Respostas: 649
há 3 anos
Não trabalho com aluguel.

Nespolo Negócios Imobiliários
Imobiliária
Respostas: 172
há 3 anos
IPTU e seguro Incendio não seria de responsabilidade sua, mas normalmente os proprietarios passam ao inquilino, se esta em contrato e assinar é porque concorda, quanto a exigencia de 2 fiadores, pode, existe imobiliárias que exigem 3 fiadores.

Juliano Cardoso

Corretor de imóveis
Nível: 3 - Master
Respostas: 9.501
há 2 anos
Diga a ela que não irá realizar, ela pode cobrar fiador ou o aluguel adiantado, ela não pode haver duas formas de garantias de fiança, conforme previsto na lei do inquilinato, ela querer te alugar ou não é consequência, mas, não existe o que ela quer.