portilato
🠔 Ver todas as perguntas

Pergunta

9

Pode ter quantos forem necessários, desde que a modalidade de garantia seja a FIANÇA . Quem é o dono do imóvel quando loca não quer ter custo com o bem, então, contratualmente costuma prever nas cláusulas repassando os custos de IPTU, seguros e outros para o locatário.

há 3 anos

37

Meu Teto S P

imóvel guide usuário

Julia

Perguntador

há 3 anos

Contrato de locação pode ter 2 fiadores?

Irei alugar uma casa, a proprietária está exigindo o aluguel adiantado, além de dois fiadores. Vi que isso não é legal. Estou com receio de questionar e perder a preferência para locar. Como proceder? Teria eu, alguma vantagem com isso se caso acontecesse algo? Além disso, colocou o IPTU e Seguro Incêndio como minha responsabilidade, está correto?

Respostas (9)

Corretor de imóveis

Meu Teto S P

Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro

Imobiliária

Nível: 4 - Experiente

Respostas: 9.074

há 3 anos

Pode ter quantos forem necessários, desde que a modalidade de garantia seja a FIANÇA. Quem é o dono do imóvel quando loca não quer ter custo com o bem, então, contratualmente costuma prever nas cláusulas repassando os custos de IPTU, seguros e outros para o locatário.

Corretor de imóveis sem foto

Marisa Sanchez

Corretor de imóveis

Respostas: 2.780

há 3 anos

Duas garantias não são legais mas não invalidam o contrato; apenas será desconsiderada a garantia excedente. E é legal repassar o IPTU e a responsabilidade do seguro ao locatário. Você já está vendo que a proprietária está mal orientada ou está de má fé. O que não faltam são imóveis para locar, procure outro.

Corretor de imóveis

Luciano Cardoso

Medalha de bronze

Corretor de imóveis

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 804

há 3 anos

A modalidade de fiança deve ser única, mas o número de fiador não tem limite.

Corretor de imóveis

Mendes Consultor Imobiliário

Corretor de imóveis

Respostas: 80

há 3 anos

Com o contrato de locação com fiador, visa gerar uma proteção, não é qualquer pessoa que pode ser fiador do inquilino. Mas em regra solicita 2 fiadores, com um com renda minima com duas vezes o valor do aluguem e outro alem da renda minima, possua um imóvel quitado.

Corretor de imóveis

Alvim Leste Imóveis

Medalha de bronze

Imobiliária

Nível: 2 - Consultor

Respostas: 21.080

há 2 anos

Como você já sabe, o locador não pode exigir duas garantias; porém na prática, quando essa situação chega na justiça, o que acontece é a justiça desconsiderar uma das garantias. E é lícito, de acordo com a lei da locação, repassar IPTU e seguro ao locatário.

Corretor de imóveis sem foto

Angelo Marques

Corretor de imóveis

Respostas: 39

há 3 anos

O iptu e o seguro deve estar explícitos em cláusula contratual sobre essa obrigação para o locatário. Quanto a pedir dois tipos de garantia o locador estará incorrendo em crime.

Corretor de imóveis

Leila Silva

Corretor de imóveis

Respostas: 649

há 3 anos

Não trabalho com aluguel.

Corretor de imóveis

Nespolo Negócios Imobiliários

Imobiliária

Respostas: 172

há 3 anos

IPTU e seguro Incendio não seria de responsabilidade sua, mas normalmente os proprietarios passam ao inquilino, se esta em contrato e assinar é porque concorda, quanto a exigencia de 2 fiadores, pode, existe imobiliárias que exigem 3 fiadores.

Corretor de imóveis

Juliano Cardoso

Medalha de bronze Medalha de prata

Corretor de imóveis

Nível: 3 - Master

Respostas: 9.501

há 2 anos

Diga a ela que não irá realizar, ela pode cobrar fiador ou o aluguel adiantado, ela não pode haver duas formas de garantias de fiança, conforme previsto na lei do inquilinato, ela querer te alugar ou não é consequência, mas, não existe o que ela quer.

Faça uma nova pergunta: