Anna Vilaça Imóveis

Anna Vilaça Imóveis

97 Respostas

Agradecimentos: 10 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 25 (26%)

Participante desde: 08/2024

Site: https://annavilacaimoveis.com.br/

SOBRE O RESPONDEDOR:

Anna Vilaça Imóveis está entre os TOP 1.100 corretores(as) com conhecimentos em Imóveis. Jurídico Imobiliário. Condomínio. Negociação. Locação, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 104 respostas em nosso fórum.

Qual seria a melhor forma de efetuar esta transação de forma segura para mim?

Não é aconselhável. Você pode passar a escritura de um imóvel que não recebeu o valor total e averbar essa dívida na matrícula, isso garantiria o recebimento ou a retomada do imóvel. PorÉm, a alienação ao banco inviabiliza esse procedimento pois o imóvel será dado em garantia da dívida bancária. Dessa forma, se deixar alienado ao banco sem receber a parte dos recursos próprios, você ficará só com o direito de receber, mas o imóvel será do banco ou do comprador. Se ele não te pagar, você fica sem o dinheiro e sem o imóvel, apenas com uma ação ganha na justiça!

Por que nem todos os condomínios CDHU tem área de lazer?

A área de lazer faz parte da implementação do condomínio. Caso o projeto inicial de um empreendimento não tenha previsão dessa área, seja CDHU ou não, o condomínio não terá área de lazer.

sindico tem o direito de cobra a mensalidade do condominio ?

Não, o síndico recebe salário mensal do condomínio.

Quero comprar um ap retomado pela caixa, como devo prosseguir?

A Caixa mantém um cadastro de imóveis que vão a leilão em datas pré determinadas. É necessário buscar essa informação em alguma agência da Caixa ou diretamente no site.

Aluguel, iptu e condominio proporcional? O que fazer?

OlÁ! Você, provavelmente, assinou algum documento que retirou as chaves. Se o contrato de locação também já estava assinado a cobrança está correta. A única possibilidade de se isentar desse pagamento será um documento, email, whatsapp, onde você tenha a prova que o aluguel estaria vigente apenas a partir do dia 10/07. Se você não tiver essa prova, a cobrança será devida. Tome o cuidado de nunca fazer nada de forma verbal. Todos os acertos devem ser feitos de forma escrita.

Esse mesmo eletricista me recomendou nao ligar o ar condicionado porque a fiação nao suportaria, o proprietário nao quer trocar a fiação. De quem é a responsabilidade ?

A responsabilidade estrutural do imóvel é do proprietário. Você só teria responsabilidade nesse caso se tivesse usado de forma inadequada a instalação. Para constatar se foi mau uso ou problema da estrutura é indicado o laudo de um eletricista mesmo.

Devo pagar aluguel proporcional do dia 05 até o dia 10?

Você pode ser cobrado a partir do dia que teve acesso ao imóvel, em que pese, o contrato ainda não estar vigente. É necessário verificar se existe alguma cláusula contratual que faça menção a cobrança a partir da entrega das chaves. Se não houver essa cláusula, é possível tentar argumentar com o locador para se resolver de forma amigável, mas, em tese, você estava com o imóvel disponível desde o dia 05, de forma que a cobrança é legal.

Quanto tempo após apresentar o RGI o Itaú libera ao vendedor do imóvel?

O prazo comum dado pelos bancos é de 5 (cinco) dias úteis, mas, normalmente fazem o crédito entre 24 e 48 horas após a entrega da matrícula atualizada ao banco.

Posso alugar minha casa para creche?

Realizar locação para fins comerciais só é permitida se o imóvel tiver essa destinação grafada na matrícula. NecessÁrio buscar uma matrícula atualizada, que pode ser obtida via internet, no site "registradores. Onr. Org. Br" ou diretamente no Cartório de Registro de Imóveis competente. Se o imóvel tiver destinação apenas residêncial, é necessário conseguir a alteração de destinação junto à Prefeitura da sua cidade e averbar essa condição no Cartório. Somente assim a locação será legal.

É legal por parte da imobiliária cobrar o valor de 1 salário minimo para fazer um adendo no contrato?

A imobiliária pode cobrar por um adendo, especialmente se isso estiver previsto no contrato original. Caso não esteja previsto, é possível tentar uma negociação amigável, principalmente se você entende que o valor é exagerado, mas a cobrança é legal.

Posso cancelar o contrato e pedir aluguel e o caução de volta?

Sim, vc tem direito de pedir o cancelamento do contrato com base na Lei do Inquilinato (Lei 8. 245/91, arts 22 e 23), mas precisa ter alguns cuidados: 1. Faça uma Notificação Formal, preferencialmente por escrito, solicitando o reparo. Inclua as datas que constatou o problema e que realizou a solicitação dos reparos; 2. Dê um prazo real para reparo, sob pena de rescisão do contrato; 3. Peça a rescisão. Mantenha todos os registros, laudos, comunicações guardados.

Quando se capta um imóvel e ele é vendido por outro corretor e realizado o pagamento do captador junto com o vendedor?

As regras sobre os valores e datas de recebimento, seja de captação, seja de intermediação, devem ser conhecidas antes de qualquer início de relação comercial. Não existe nenhuma condição legal. Essas regras devem ser claras e preferencialmente ajustadas por escrito.

Posso desistir sem maiores problemas na imobiliária ?

Bom dia! Se não foi assinado contrato, ainda que você tenha aceitado a proposta verbalmente, a jurisprudência tende a não conceder nenhum pagamento. Caso tenha multa prevista na proposta, ou tenha assinado contrato, teria que ser analisado o caso para se ter certeza. Se a compradora não está cumprindo o contrato, ela é responsável pela rescisão, porém devem ser analisadas todas as cláusulas que tratam do assunto.

Desisti do inventário, posso abrir outro processo como usucapião?

Você deveria consultar um advogado para que ele conheça detalhes do processo. Em regra geral, não pode haver dois processos sobre o mesmo bem. Dessa forma, é necessário um protocolo de desistência formal do inventário e, após o arquivamento deste, abrir o processo de usucapião.

Tenho que pagar IPTU vencido mesmo depois da desocupção do imóvel?

Se o IPTU é referente ao período em que você ocupava o imóvel e estava previsto em contrato que o tributo era de sua responsabilidade você teria que pagar. Mesmo que o locador já tenha pago para evitar multas ou até ações judiciais da prefeitura contra o imóvel, se for referente ao período que você morou no imóvel, você deve ressarcir o valor desembolsado.

Aluguei um apartamento dia 05/06, quero me mudar, mas tenho contrato ate 12/2026.. De quanto será a multa?

Depende do contrato, é necessário analisar as cláusulas referentes às multas, mas a regra geral seria de três aluguéis proporcionais ao período faltante. Contrato de 30 meses. Ainda faltam 12 meses de 2026, 12 meses de 2025 e 4 meses de 2024, supondo que você já pagou agosto/2024. Valor de três aluguéis: R$ 5. 400, 00 Proporção faltante para concluir o contrato: 28/30 Cálculo: R$ 5. 400 / 30 X 28 = R$ 5. 040, 00.

Gostaria de saber quantas vezes posso fazer a avaliação na caixa? Fiz duas vezes, posso fazer três?

Para obter o financiamento da caixa não existe limite de consultas, simulações ou aprovações de crédito. Podem ser feitas quantas forem necessárias.

Como funciona o financiamento feito pela caixa?

O ideal é você buscar um correspondente caixa ou uma agência para maiores detalhes. Em regra geral, serão necessários os documentos de identificação e comprovação de renda do comprador para aprovação do crédito, Após isso, a documentação do imóvel, para avaliação da caixa, e os documentos do vendedor. Sendo aprovados todos, comprador, vendedor e imóvel, será confeccionado o contrato, assinado e levado ao cartório de registro de imóveis competente. Assim que o cartório concluir a atualização da matrícula, ela deve ser levada de volta à Caixa que fará o pagamento ao vendedor, no prazo usual de até cinco dias úteis.

O que fazer se o inquilino se negar a assinar o distrato do contrato de locação resindecial?

Qualquer contrato, distrato ou aditivo só tem validade quando assinado pelas partes. Caso uma das partes se recuse a assinar, deve ser notificada, por escrito de forma extrajudicial, e então ser acionada na justiça para conclusão. Aconselho procurar um advogado para não cometer erros que podem trazer prejuízos futuros.

Eu não sabia dessa multa, o que acontece se eu não pagar pela multa?

Se a multa está prevista em contrato e assinado por você, o valor é devido e perfeitamente legal. Se não pagar, corre o risco do locador acionar a cobrança na justiça. Isso pode gerar uma dívida muito maior, pois terá que pagar o advogado do locador, as custas do processo além da multa que hoje já é devida. O melhor é tentar negociar com o proprietário e reduzir o valor da multa. Não deixe de pegar um comprovante de quitação e o distrato assinado pelo locador para evitar que ele ainda entra na justiça pedindo outros valores.

Envie uma mensagem para Anna Vilaça Imóveis

40578 anna-vilaca-imoveis