Anna Vilaça Imóveis
97 Respostas
Agradecimentos: 10 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 25 (26%)
Participante desde: 08/2024
Anna Vilaça Imóveis está entre os TOP 1.100 corretores(as) com conhecimentos em Imóveis. Jurídico Imobiliário. Condomínio. Negociação. Locação, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 104 respostas em nosso fórum.
Como trocar a garantia locatícia do imóvel que moro?
OlÁ Ivonice, como a pergunta anterior, será necessário você entrar em acordo com o proprietário para poder fazer essa mudança. PorÉm, em alguns casos, o contrato de locação já dá algumas opções de garantia locatícia, dê uma avaliada antes no contrat.
Mudança de garantia do aluguel em que moro, pois dei como calção o meu apto e preciso vender para limpar o meu nome?
Sim, é permitida a mudança da garantia locatícia! Porém, você terá que entrar em acordo com o proprietário, pois essa mudança só poderá acontecer em comum acordo. Verifique se o seu contrato tem alguma previsão nesse sentid.
Preciso dividir o valor sobre os imóveis onde veio o valor de 14.000 para 8 apartamentos e cada um com metragem diferente, como fazer esses calculos?
O cálculo deve ser proporcional à área de cada apartamento, pois o IPTU varia de acordo com a área construída. O correto seria somar a área de todos apartamentos e dividir de forma proporcional. Supondo três apartamentos, um com 50m², outro com 100m² e o terceiro com 150m² e juntos pagam um IPTU de R$ 3. 000, 00. Soma-se a área de todos 50+100+150 = 300m². Divide-se pelo valor total para descobrir o valor por metro R$ 3. 000, 00/300m²=R$ 10, 00 por metro. Assim o apartamento de 50m² paga 50m²XR$ 10=R$ 500, 00, o segundo paga 100m² X R$ 10 = R$ 1. 000, 00 e o terceiro 150m² x R$ 10 = R$ 1. 500, 00, somando os R$ 3 mil devido.
Não consigo mais pagar o financiamento , o que fazer ?
A melhor opção é negociar com o banco, e, ao mesmo tempo, tentar vender seu imóvel, ainda que por um preço mais baixo no mercado. Porque se deixar o banco retomar, o risco de perder tudo é muito grande porque o banco colocará seu imóvel em leilão pelo preço mínimo do valor da dívida. E, ainda, você sofrerá restrições de crédito.
Paguei o aluguel mas ja estava prestes a sair da casa, posso pedir pedir o meu dinheiro de volta?
OlÁ Ana! Se esse pagamento de R$ 300 foi adiantado você pode pedir de volta. Seria ideal que você conversasse com a proprietária e entrasse em acordo para receber de volta. O fato de não ter contrato na locação fará com que você tenha que acertar diretamente com a proprietári.
Cobrando agua e luz que dizia estar incluso no aluguel, esta certo?
OlÁ. É necessário verificar o contrato, mas não é comum incluir a água e luz no aluguel pois são contas de consumo, e você pode gastar valor até superior ao valor do aluguel.
Fui orientado pelo cartorio a efetuar um pix na conta corrente de tabelião pessoa fisica responsável pelo cartorio, esta correto esse procedimento?
O procedimento não é praxe. O comum é o cartório ter conta corrente na pessoa jurídica.
Passei um imóvel pro nome da minha filha quando menor e agora ela com 20 não quer mais a casa no nome dela, é possivel passar pro meu?
Sim, só será necessário pagar as taxas cartorárias, ITCMD para efetivar a transferência.
Poderia ter algum problema com o financiamento se meu nome sujasse antes de enviar o valor para o vendedor?
Não. Se o contrato já está assinado com a caixa, apenas o cartório de imóveis pode impedir o negócio caso o comprador ou o vendedor estejam com os bens bloqueados pela justiça. Existe um sistema próprio da justiça, que os cartórios consultam e onde existe esse controle.
posso pedir meu dinheiro de volta já que paguei quando entrei?
Normalmente é exigido que seja notificada a intenção de saída do imóvel com um prazo mínimo de 30 dias. Verifique essa condição no seu contrato. Caso você tenha cumprido esse prazo, deveria receber 29 dias em devolução.
qual significado de adjudicação ?
É um ato judicial para entregar a posse e a propriedade de um bem a determinada pessoa.
Eles fazem outras analise de crédito antes de assinar o contrato ?
Antes de assinar o contrato o banco é livre para reavaliar, porém não é comum que faça.
Quem já está em processo com a caixa ,. mais ainda não assinou o contrato vai pegar a nova regra do dia 19 ?
Essa decisão será do banco, mas, muito provavelmente, as regras novas serão aplicadas em todos os contratos ainda não assinados.
Quantos dias tenho pra desocupar o imóvel depois que o proprietário pede imóvel?
É necessário verificar seu contrato. Ali deveria conter alguma cláusula determinando, mas a Lei do Inquilinato determina, em geral, que o locador deve comunicar no prazo de 30 dias de antecedência.
O valor da documentação final e sobre o valor de venda ou sobre o valor da avaliação do engenheiro ?
A documentação toda é realizada sobre o valor da venda. O valor de avaliação serve apenas como parâmetro para o banco saber se o imóvel tem potencial para cobrir sua dívida do financiamento.
Teria algum problema com meu financiamento se meu nome sujar antes de concluir o processo do registro?
OlÁ! Se o contrato com o banco já está assinado não existe mais nenhum problema com relação ao seu crédito no mercado. O que pode atrapalhar o registro de imóvel financiado é se você estiver com indisponibilidade de bens decretada pela Justiça, isso porque o banco não poderá registrar o imóvel como garantia da dívida.
Aluguei um espaço para festa e paguei o valor adiantado e agora com 8 dias de festa eu desisti de usar o espaço. Queria saber se tenho direito a reembolso?
Para se obter reembolso de pagamentos antecipados é necessário verificar as condições e prazos estabelecidos em contrato. AlÉm disso, se o espaço já teve despesas antecipadas para preparar seu evento poderá descontá-las integralmente antes de pagar seu reembolso. O correto é analisar todo o contrato. Se não houver nenhuma previsão, vale conversar com o proprietário explicando sua situação e tentar um acordo.
Posso alugar um imóvel em uma zona comercial sendo apenas para armazenar materiais de uma indústria, sem utiliza-lo para fins de produção?
MatÉrias-primas industriais podem apresentar riscos à saúde pública antes de industrializados. Assim, é necessário verificar junto à prefeitura se o zoneamento permite o armazenamento do material específico. Quanto a simplesmente locar um espaço comercial para estocagem, não tem problema algum.
Posso querer sair da casa? Em quebra de contato, caso o dono pede a multa, ainda vou pagar?
Você tem o direito de ter o imóvel em perfeitas condições de uso. O funcionamento estrutural do imóvel é de responsabilidade do locador. Você deve fazer uma notificação extrajudicial, por escrito, indicando os problemas que o imóvel apresenta e dar um prazo razoável para que a manutenção seja executada. Se não surtir efeito, poderá pedir a rescisão contratual por responsabilidade do locador. Caso ele não assine o distrato, o único caminho será o judicial. Seria aconselhável falar com um advogado para fazer o procedimento sem cometer erros.
não quero mais o imóvel nem o financiamento , posso devolver
Existe a previsão legal chamada "dação em pagamento", mas para devolver efetivamente um imóvel financiado você deve entrar em negociação direta com a instituição financeira financiadora. A instituição deve avaliar o imóvel e considerar a quitação total da dívida. Em seguida o acordo de dação em pagamento deverá ser registrado em cartório e na matrícula do imóvel.
Envie uma mensagem para Anna Vilaça Imóveis